O “Míscaros – Festival do Cogumelo” regressa entre 19 e 21 de novembro às ruas da aldeia do concelho do Fundão, este ano sob o mote “Alice no Mundo dos Cogumelos”.

Organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão e a Junta de Freguesia do Alcaide, este evento de ambiente familiar inclui diversas atividades de lazer e culturais na sua programação, desde espaços de restauração, a live cookings, workshops e palestras temáticas, passeios micológicos, exposições e diversos elementos de animação.

Durante os três dias de festival, os visitantes podem conhecer a região, fortalecer a sua relação com a natureza e degustar diferentes receitas de cogumelos nas mais de 50 tasquinhas da aldeia. Uma destas especialidades, confecionada à base de cogumelos, será a vencedora do concurso de melhor prato do festival, uma competição que decorre durante todo o evento. No final, o júri, do qual faz parte o crítico gastronómico Orlando Esteves, irá decidir quem será o grande vencedor deste ano.

É também possível participar (mediante inscrição) nos passeios micológicos, acompanhados por especialistas - como o engenheiro Ricardo Torres da Silva, a bióloga Anabela Marisa Azul, Sílvia Leão, André Apolinário e Eduardo Reis -, num passeio na companhia dos amigos de quatro patas – Passeio CÃOgumelo -, ou ainda aprender sobre cogumelos nutracêuticos no workshop Fungi Perfect. Ao longo de toda a programação existem ainda várias sessões de live cooking protagonizadas pelos vários chefs que irão marcar presença no festival deste ano: José Júlio Vintém, Augusto Gemelli, André Apolinário, Maria Caldeira Sousa, Diogo Colaço, Duarte Batista e Flávio Silva. Todos irão apresentar as suas propostas na Arena Joe Best, que será inaugurada na abertura do festival pela chef Marlei Cardoso, numa homenagem póstuma ao chef que desde a primeira edição abraçou o Míscaros com toda a sua garra e paixão pela cozinha.

 Além das vertentes lúdica e cultural, o Míscaros tem bem presente uma forte preocupação social e ambiental. No almoço de domingo, haverá uma receita de arroz de míscaros cuja refeição que custa 1€ por pessoa, vai reverter 50% do seu valor para um projeto social. Este ano, o donativo é dirigido à causa solidária Ângelo Querido, para ajudar um jovem do Alcaide que trava uma luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica.

 Com a mesma consciência social, e de forma a promover a integração, pela mão do chef Ricardo Besteiro o evento abarca ainda a iniciativa “Cozinhar Diferente”, um momento que promove a participação de jovens cozinheiros portadores de Síndrome de Down, e permite ao público observar ao vivo técnicas de preparação e confeção dos protagonistas deste festival – os cogumelos -, sensibilizando para o importante papel que a inclusão tem na sociedade.

A segurança é outro elemento fundamental no Festival Míscaros, existindo no evento um controlo de qualidade e segurança alimentar - realizado por uma entidade externa certificada -, que garante a qualidade de todos os produtos servidos aos visitantes. 

 Sendo este um evento para toda a família, claro que os mais novos não podiam ser esquecidos, e por isso existe um espaço inteiramente dedicado às crianças – a Miscolândia – onde a diversão é uma forma de ensinar e sensibilizar para a causa ecológica.