A 7 de setembro, os sabores de Trás-os-Montes chegam a Santarém, ao “Ó Balcão”, onde não vão faltar a Sopa Transmontana ou o Pudim de Castanhas do restaurante visitante Académico.

O “Ó Balcão” é um espaço de valorização do património cultural e gastronómico do Ribatejo, liderado pelo chef Rodrigo Castelo, agraciado, entre outras distinções, com o ‘Bib Gourmand’ no Guia Michelin Espanha e Portugal 2020.

O Académico, com porta aberta desde agosto de 1994 e considerado uma referência no ramo da restauração em Bragança, aposta nas iguarias transmontanas, com destaque para a Carne Mirandesa. É o seu anfitrião, Nuno Machado, filho do fundador António Manuel Machado, o responsável por levar o restaurante a diversas feiras, eventos e festivais gastronómicos.  

O encontro entre as duas Casas ocorre no âmbito das celebrações dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia no qual, e até 21 de setembro, restaurantes representativos das diversas regiões do país visitam Santarém, dando a provar as suas iguarias em parceria com a restauração local, tendo em vista a promoção do Município e da Viver Santarém.

O próximo evento terá lugar no dia 21 de setembro, em que o restaurante Digusto recebe restaurante O Torres de Vila Verde.