O mais recente episódio do programa Ponte Puente, juntou Henrique Sá Pessoa, Chef do Alma, e Paco Roncero, Chef do Paco Roncero em Madrid, ambos galardoados com Estrelas Michelin.

A conversa girou em torno daquilo que torna único o trabalho dos chefs e de como se trabalha em restaurantes de topo atualmente.


Para Henrique Sá Pessoa o ponto de partida da sua gastronomia é muito inspirado naquilo que é a cozinha portuguesa, que acabou por se transformar numa missão. “Como habitualmente recebo muitos estrangeiros no Alma procuro passar a tradição e cultura gastronómica nacional e isso passa muito pela utilização dos produtos locais”, comenta. A propósito do tema do combate ao desperdício, de atualidade premente por questões ambientais e pandémicas, a estratégia passa por usar produtos mais próximos, fazer uma cozinha mais local e que permita também o apoio à comunidade.

Este é, aliás, um tema que Henrique Sá Pessoa alia a uma mudança de paradigma quer nos Chefs quer nos consumidores. “O que as pessoas procuram atualmente num restaurante de luxo não são menus de degustação de 20 pratos”, ou seja, rejeita uma opulência que há uns anos era a regra. “O que as pessoas querem é sentir a identidade do Chef, a sua personalidade impressa na comida, uma experiência verdadeiramente única. Querem sentir na comida a sinceridade, a humildade do Chef. Este é o verdadeiro Luxo, hoje em dia”, conclui.

A próxima conversa chega a 24 de Março e vai acontecer entre Nádia Desidério, Sommelier do Restaurante Belcanto e María José Huertas, Sommelier de Paco Roncero Restaurante, conduzida pelos dois responsáveis pelo projeto: Susana Nieto, fundadora da New Gestion Food (Espanha) e por Paulo Amado, criador das Edições do Gosto (Portugal) e podem ser acompanhadas no site do projeto.

O programa é patrocinado por Estrella Damm e está disponível na plataforma www.pontepuente.com.