Todos os domingos, até ao final de março, o restaurante À TERRA, no Octant Évora, propõe uma viagem pelas tradições gastronómicas do Alentejo com o lançamento do Prato de Domingo.
Inspirado nas refeições familiares de outros tempos, o conceito, desenvolvido pelo chef Natanael Silva, assenta numa lógica simples: todos os domingos há uma única escolha de peixe e uma de carne, confecionadas lentamente, respeitando as técnicas tradicionais. Cozidos, ensopados e pratos de panela ocupam o centro da mesa, incentivando a conversa e a partilha.
A experiência começa com pão, queijos e enchidos regionais servidos para partilhar. No domingo, 18 de janeiro, os pratos principais incluem Ensopado de Borrego e Bacalhau com Grão. Já no domingo seguinte, 25 de janeiro, a proposta passa por Arroz de Lebre Malandrinho e Cação em Coentrada, exemplos da diversidade e riqueza da cozinha tradicional do Alentejo que o Prato de Domingo pretende recuperar ao longo das várias semanas.
O objetivo é recriar o espírito do domingo como momento de pausa e convívio. “É um regresso a um tempo em que o domingo era sinónimo de união, sem pressas e sem escolhas complicadas. Uma mesa, uma refeição e o tempo necessário para a viver”, refere o chef Natanael Silva, acrescentando que o conceito pretende abrir o restaurante não só aos hóspedes do hotel, mas também à comunidade local e a todos os que procuram uma experiência gastronómica autêntica.
O Prato de Domingo está disponível todos os domingos, ao almoço, das 12h às 16h, até ao final de março. O valor é de 32 euros por adulto e 16 euros por criança, dos 3 aos 12 anos. O preço não inclui bebidas nem sobremesas.