O balanço do Wine & Music Valley, que se realizou no Porto, regista a passagem de 17500 pessoas pelo recinto. Cerca de 5% dos visitantes chegaram de países como Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos e Canadá. No evento foram servidos 28 mil copos, num total de 10 mil litros de vinho.

Na primeira edição do festival evento estiveram presentes 84 produtores e marcas de vinhos da Região Demarcada do Douro. Para Edgar Gouveia, Manuel Osório e Pedro Ribeiro, promotores e organizadores do festival, esta edição esteve em linha com as expectativas que tinha em termos de adesão de público, pelo que já está confirmada a segunda edição em setembro de 2020: “Consideramos que o Wine & Music Valley é uma oportunidade única para atrair turistas nacionais e internacionais, novos públicos e incentivar as empresas a investirem de forma sustentada e regular nesta região, promovendo a gastronomia, a produção vinícola e o desenvolvimento do enoturismo. Para o próximo ano vamos continuar a contar com a presença dos melhores produtores locais e temos a certeza de que o festival continuará a ser uma janela de oportunidade, para projetar o Douro enquanto destino de lazer”.

WMV ambiente

Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) sublinhou que a instituição, enquanto parceira do evento “está muito satisfeita com o sucesso deste festival, que pode alavancar o turismo numa região que é deslumbrante, tem um potencial incrível, mas ainda não tem os índices turísticos que pode, deve e merece ter”.

 Ainda de acordo com o presidente da TPNP, o Wine &Music Valley “é um exemplo de como se pode ter uma oferta integrada, promovendo a excelente gastronomia e o vinho à boleia de um evento que traz ao Douro nomes grandes do panorama musical nacional e internacional”, realçou Luís Pedro Martins. “Está a nascer um produto estratégico para alavancar a marca «Douro» e o Interior do destino, um território fantástico ainda por descobrir por vários mercados emissores”, finalizou o responsável.

WMV Rui Paula

Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), garantiu que a mais antiga região delimitada e regulamentada do mundo teria que estar associada ao primeiro e maior evento desta natureza, alguma vez realizado no nosso país, aliando os Vinhos do Douro e do Porto à boa gastronomia e a um cartaz de artistas verdadeiramente excecional. De facto, o Alto Douro Vinhateiro -paisagem única, protegida pela UNESCO desde 2001 - foi palco de uma celebração única, em plena vindima, onde acorreram milhares de pessoas de todas as faixas etárias. Este evento prestou tributo à história, à região duriense e a todos aqueles que continuam a trabalhar ano após ano. Serviu, também, para olharmos com otimismo a forma como poderemos enfrentar corajosamente o futuro”.

 Pelo Douro Stage e Wine Stage, os dois palcos dedicados à música, passaram como o cantor britânico Bryan Ferry e uma das maiores vozes do fado da atualidade, Mariza, Seu Jorge, os Black Mamba e os HMB. Pelo Chef’s Stage, passaram Tiago Bonito, Vitor Matos ou Rui Paula, entre outros. O evento acolheu atividades ligadas ao enoturismo. O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) organizou “A Melodia do Vinho do Porto”, uma prova comentada por Bento Amaral.

Com Lift Consulting