O Grand House Algarve, em Vila Real de Santo António, vai receber 195 chefs, de mais de 50 países, entre 1 e 4 de outubro.

A iniciativa “Food for Change” gira em volta da questão da sustentabilidade e pretende chamar a atenção para a importância de as nossas escolhas individuais refletirem as preocupações do planeta, ao optarmos por produtos locais, sustentáveis e de época.

Um total de 30% dos gases de efeito de estufa são causados pelos sistemas de alimentação mundiais, especialmente pela agricultura industrial. Por isso, o festival celebra a gastronomia e a batalha contra as alterações climáticas ao selecionar produtos locais, sustentáveis e da época.

No Grand House, o sous-chef Fábio Domingues vai criar “Menus pela Mudança”, honrando o azeite. Sob o mote “Um Chef, Um Ingrediente”, o chef Fábio elegeu o azeite Monterosa, que será a estrela do jantar no Grand Salon, cujo valor é de 130€ (com winepairing).

Há dois anos que a Relais Châteaux e a Slow Food uniram esforços para criar este evento, que trabalha para a sensibilização das consequências globais das escolhas alimentares.