A Tetley decidiu proteger e assegurar as pupilas gustativas de um dos seus mestres de chá por um valor superior a um milhão de euros. Existem 1.500 variedades diferentes de chá no Mundo, mas o palato de Sebastian Michaelis é tão refinado que consegue saborear e classificar cada um deles em apenas 15 segundos. Para isso muito contribuíram também os nove anos de viagens pelos jardins de chás, desde África até à Índia, que permitiram desenvolver, refinar e apurar o seu paladar.
A Tetley decidiu, por isso, fazer um seguro para proteger a habilidade de Sebastian para saborear e classificar chás. O especialista já distinguiu mais de 250 mil blends de chá ao longo da sua carreira, e trabalha na marca inglesa de chá responsável por introduzir o chá em saco no Reino Unido nos anos 50.
Na verdade, um especialista de chá da Tetley necessita de cinco anos de formação e uma vez que as colheitas são todas diferentes entre si, este é um processo de aprendizagem contínua com medidas restritas de controlo de qualidade, desde a colheita até à chávena. Sebastian é fluente em Uhuru (que significa “liberdade” em Suaíli) – uma linguagem única de prova dentro da Tetley que garante a qualidade de cada chávena.
“Misturar chá, como misturar champanhe ou whisky, é uma arte refinada. Primeiro examino e classifico a cor, tamanho e densidade da folha. Depois avalio a pureza da cor da fermentação (o brilho), o peso do chá na boca (o corpo) e a vivacidade do chá no palato (o sabor, a vitalidade)”, explica Sebastian. “É assim que asseguramos que cada blend da Tetley mantém a qualidade do sabor, chávena após chávena.”, acrescenta ainda.
Elena García-Primi Fernández, Gestora de Produto da Tetley para a Europa acrescenta também: “Os nossos especialistas de chá têm mais de 900 anos de experiência em provas de chá entre eles, e degustam 40 mil chávenas de chá por semana. Isto é essencial para alcançar os melhores blends. E é por isso que as suas papilas gustativas são tão importantes para preservar o nosso negócio”.
As papilas gustativas de Sebastian passam a figurar num leque de famosos que também fizeram seguros para proteger os seus maiores trunfos: as pernas da modelo internacional Heidi Klum estão seguradas por 1,2 milhões de libras, enquanto que as mãos do Keith Richards valem 757 milhões, o sorriso da Julia Roberts 18,6 milhões e as pernas do futebolista David Beckham 45,4£.