De 28 de Junho a 6 de Julho, na FIL, é possível redescobrir os pratos de gastronomia tradicional, toda a diversidade de carnes na “brasa” de raças portuguesas certificadas e o património da doçaria conventual e popular.
Para além das Carnes na brasa das raças maronesa, barrosã, minhota, arouquesa, e marinhoa, delicias como Cabritinho Bebé Assado no Forno à Minhota, “Pica no Chão” de Cabidela à Moda do Minho, Favas à Transmontana com Fumeiro Tradicional e Vitela Maronesa, Filetes de Polvo à Transmontana com Arroz Malandrinho, Bucho com Feijão e Fumeiro de Arouca à Moda Antiga, Bacalhau com Broa à Alvarenga, Chanfana de Cabrito à Bairrada, Enguias do Mondego Fritas, Arroz Costelinhas à Barroso, Bacalhau à Moda das Chegadas do Barroso, são alguns dos pratos que integram as ementas.
Para o efeito, a organização da FIA Lisboa convidou restaurantes (o “Torres Restaurantes”, “ O Costa”, “Comeres Barrosões”, “Caetano”, “Temudu’s”) de seis regiões distintas a instalarem-se durante nove dias na FIL com objectivo de confeccionar pratos típicos da cozinha portuguesa com as carnes das referidas regiões.
Os visitantes que optarem por almoçar no espaço da Semana da Gastronomia Tradicional, na FIA Lisboa, poderão descontar o preço do bilhete de entrada na refeição, devolvendo o restaurante o valor correspondente. Ainda no âmbito da gastronomia, decorrerá também na FIL o primeiro Festival do Marisco, em simultâneo com a Semana da Gastronomia Tradicional | FIA Lisboa 2014.