O carapau seco foi rei da quarta edição do Projecto Endògenos que teve lugar na Nazaré.
O jantar degustação dedicado ao carapau seco, acompanhado de amendoim e mel, decorreu no restaurante Taverna do 8 ó 80 com a apresentação de seis pratos da autoria da chef executiva Ana Pereira, com a coordenação do Chef António Alexandre. Os vinhos de harmonia vieram da Quinta do Gradil, escolha do enólogo do ano da Revista de Vinhos, António Ventura.
Depois de um cocktail “Couves ao Mare”, veio o Carapau Contemporâneo “3 P´s”, patanisca, pizza e paté com crudités de hortaliças endógenas. Seguiu-se o “Carapau Mar & Terra”, composto por carapau, salicornia, tremoços, amendoim, mel e hortaliças do valado, seguindo uma terceira entrada: “É um caldo? É uma sopa?”, que incluiu carapau, algas e camarão.
O prato de peixe apresentou arroz, carapaus enjoados e choquinhos numa cabidela malandrinha. A carne surgiu em “Nazaré e Valado em comunhão”, a saber, peito de frango recheado com carapau, morcela de arroz e espinafres, esmagada de maçãs de alcobaça, beringela, couve lombardo e “sames”. A sobremesa brindou os presentes com uma “Sinfonia do Oeste”, couves, peras, carapau, nêsperas, amendoim, mel e maçãs em desarmonia
O programa desta edição iniciou-se bem mais cedo, com uma visita à localidade e a apresentação dos novos áudio-guias “Nazaré Museum” na Pederneira, seguindo-se um passeio guiado ao Santuário, Farol e outros locais turísticos. No Centro Cultural, provaram-se os vinhos “Quinta do Carneiro de Alenquer”, com o enólogo Ricardo Santos.
O Projecto Endògenos é uma nova interpretação de experiências enogastronómicas com o objectivo de preservar, dignificar e valorizar os produtos endógenos alimentares Portugueses provenientes da terra e mar e suas regiões de origem. O projecto cabe à dupla Nuno Nobre, empreendedor e consultor criativo de negócios na área alimentar, e António Alexandre, chefe executivo do Lisbon Marriott Hotel.