A Danone inaugurou em Aldaia, Valência, o seu novo Hub de Inovação, atualmente a maior unidade industrial da empresa na Europa e um centro estratégico para Portugal.
É desta fábrica que chegam ao mercado nacional 76% dos produtos do portefólio da marca, incluindo Activia, Actimel, YoPRO e Danacol.
O investimento de mais de 60 milhões de euros nos últimos cinco anos transformou o complexo num modelo de referência para a indústria alimentar europeia, ao integrar toda a cadeia de valor, da produção de embalagens à distribuição, dentro de um modelo de economia circular que aposta na eficiência e na redução do impacto ambiental.
François Lacombe, Diretor-Geral da Danone Ibéria, afirma: “Aldaia é muito mais do que uma fábrica para a Danone: é um ponto de encontro entre a nossa história, o nosso compromisso com a inovação e a nossa visão de futuro. Este novo Hub já é uma referência na Europa e sinónimo de eficiência, sustentabilidade e liderança em produtos-chave que a Danone disponibiliza no mercado português. Aldaia reflete na perfeição como aproveitar o imenso conhecimento que temos em inovação, tecnologia e tradição agropecuária para o colocar ao serviço das nossas marcas.”
A unidade de Aldaia é hoje o centro de inovação da Danone, de onde saem anualmente mais de 180 projetos, incluindo novos produtos e melhorias de fórmulas, ingredientes, processos e embalagens.
Portugal tem desempenhado um papel pioneiro neste ecossistema. Foi no mercado português que a Danone lançou, pela primeira vez, as versões líquidas de Activia Triplo 0 e onde a gama proteica YoPRO teve o seu mercado piloto, servindo depois de modelo para outros países.
Marina Fernie, Diretora-Geral da Danone Portugal, diz: “O futuro da alimentação constrói-se com ciência e sustentabilidade. O Hub de Aldaia tem um papel determinante para Portugal ao unir tecnologia de ponta e compromisso ambiental na criação de produtos que respondem às necessidades dos consumidores portugueses e que reforçam a liderança da Danone em saúde e nutrição no nosso país.”
A nível ibérico, a Danone investe cerca de 12 milhões de euros anuais em I&D, mantendo um portefólio em que 90% dos produtos são de consumo diário, adaptados às necessidades e preferências dos consumidores.