No Dia Internacional do Café, a Nestlé Portugal celebra quatro décadas desde a entrada no segmento do café torrado.
A história da Nestlé no café começou mais cedo, com a chegada do NESCAFÉ em 1958, mas foi em 1985, com a aquisição da TOFA, que a multinacional passou a integrar o mercado de cafés torrados. Seguiram-se aquisições estratégicas de marcas como SICAL e CHRISTINA, em 1987, e BUONDI, em 1993. Hoje, estas insígnias, produzidas na Fábrica da Nestlé no Porto, convivem com marcas internacionais como NESCAFÉ e STARBUCKS, exportadas para mais de 60 países.
Atualmente, o café é a categoria mais relevante do negócio da Nestlé em Portugal, representando metade das vendas nacionais da área a nível global. Segundo Miguel Abreu, Portion Coffee Marketing Manager da Nestlé, “as marcas de café Nestlé não são apenas produtos; são parte integrante do dia a dia dos portugueses. A portugalidade é um valor muito importante nas propostas que apresentamos nas nossas marcas de café, que foram desenvolvidas e adaptadas ao paladar local, construindo uma relação de proximidade e confiança com os consumidores portugueses ao longo destes 40 anos.”
A Fábrica do Porto, adquirida em 1987 com a integração da SICAL, desempenha um papel central na produção e exportação. Para Jorge Santos Silva, Professional Business Manager da Nestlé MENA, “estes 40 anos representam uma jornada extraordinária de crescimento e inovação. Portugal tornou-se um caso único no universo global da Nestlé, onde conseguimos combinar com sucesso o poder das nossas marcas internacionais com a autenticidade e qualidade das marcas locais portuguesas, desenvolvidas na Fábrica do Porto.”
Além da produção, a Nestlé promove a valorização da cultura do café através da Academia Barista by Nestlé, com polos em Linda-a-Velha, Porto, Madeira e Loulé. Em 2024, estas academias formaram cerca de 2.200 pessoas, entre profissionais e clientes.
No campo da sustentabilidade, a empresa tem apostado em soluções que maximizam a utilização do grão, como o sistema NEO, eleito Produto do Ano 2025, com cápsulas compostáveis e materiais reciclados.