O Congresso de Cozinha recebe este ano a primeira exposição em Portugal dos World Food Photography Awards patrocinados por Bimi.
A mostra vai apresentar as imagens vencedoras da edição de 2025 e estará patente durante o evento, que se realiza a 5 e 6 de outubro nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.
Criados em 2011, os World Food Photography Awards já receberam mais de 120 mil inscrições de 100 países. O concurso desafia fotógrafos amadores e profissionais a retratar o universo da gastronomia em toda a sua dimensão.
A 21.ª edição do Congresso de Cozinha decorre sob o mote “Uma só saúde”, refletindo sobre o papel consciente da cozinha na produção e confeção de alimentos. O programa inclui intervenções, degustações, experiências gastronómicas, masterclasses, momentos musicais e instalações artísticas em vários palcos. Estão confirmados cerca de 100 oradores, entre chefes de renome nacional e internacional, produtores, restauradores, pasteleiros e outras vozes influentes do setor.
“Estamos muito satisfeitos por uma seleção de imagens dos World Food Photography Awards, patrocinados pelo Bimi®, estar a estrear-se em Portugal, especialmente no prestigiado Congresso de Cozinha, tão fortemente associado à excelência na gastronomia”, afirma Caroline Kenyon, fundadora dos prémios.
Também Paulo Amado, fundador do Congresso de Cozinha, sublinha a importância desta estreia: “É uma janela para o mundo, esta oportunidade de participar num movimento tão grandioso: a celebração da visão daqueles que, através da sua lente, nos permitem contactar com outras realidades.”
Na edição de 2025, o grande vencedor foi o fotógrafo chinês Xiaoling Li, distinguido com um prémio de 5.000 libras pela sua imagem que retrata vizinhos idosos a partilharem histórias enquanto saboreavam rolinhos primavera de Sichuan.
As inscrições para a edição de 2026 já estão abertas. As imagens finalistas serão expostas nas Mall Galleries em Londres e uma seleção estará também em exibição na icónica loja Fortnum & Mason, em Piccadilly. O júri, presidido pelo fotógrafo gastronómico David Loftus, conta com nomes como René Redzepi (chef do Noma), Henrique Sá Pessoa, o CEO da Fortnum & Mason, Tom Athron, e Kerrie McCallum, diretora editorial da Delicious Australia.