O Global Kitchen in Porto está de volta para a sua segunda edição com um objetivo claro: afirmar o Porto como um destino gastronómico global, juntando alguns dos melhores chefes nacionais e internacionais numa celebração da identidade culinária portuense.

Com arranque marcado para 16 e 17 de maio, a iniciativa da Câmara Municipal do Porto presta homenagem a três dos pratos mais emblemáticos da cidade – Tripas à moda do Porto, Francesinha e Arroz de Polvo – através de experiências gastronómicas, visitas guiadas, showcookings, masterclasses e conversas abertas ao público.

Depois de reunir chefes dos cinco continentes na edição inaugural, o Global Kitchen regressa com o mote “Global Goes Local”, num novo formato que convida os participantes a mergulhar na história, ingredientes e tradições da cozinha do Porto. Cada prato é reinterpretado por uma dupla composta por um chefe português e um convidado internacional, promovendo o diálogo entre tradição e inovação.

Primeira paragem: as Tripas à moda do Porto

O primeiro fim de semana da iniciativa junta o chefe Marco Gomes (restaurante Oficina) e o irreverente Diego Rossi (restaurante Trippa, Milão), conhecido por recuperar a tradição da “cucina povera” italiana. Juntos irão explorar os sabores e origens das tripas, visitando locais emblemáticos da cidade e protagonizando um showcooking aberto ao público, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, dia 16 de maio às 10h30. No dia seguinte, às 11h00, decorre uma masterclass na Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves, onde Rossi falará sobre inovação e sustentabilidade a partir da tradição culinária.

Francesinha e Arroz de Polvo ganham protagonismo em junho

A 6 e 7 de junho, o chefe Rui Paula (DOP, Casa de Chá da Boa Nova) junta-se a Miguel Carretero, estrela Michelin e vencedor do prémio “Melhor Croquete do Mundo”, para reinterpretar a Francesinha. A 21 e 22 de junho, é a vez do chefe Pedro Lemos receber a brasileira Janaína Torres (A Casa do Porco, São Paulo), eleita a melhor chefe feminina do mundo em 2024, para um fim de semana dedicado ao Arroz de Polvo e às temáticas da inclusão e educação alimentar.

“Estes pratos representam mais do que tradição gastronómica: são símbolo da nossa identidade, engenho e autenticidade”, afirma Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo e Internacionalização. “Queremos contar a nossa história na primeira pessoa e mostrar ao mundo que o Porto é uma referência gastronómica global.”

Um Porto com sabor a futuro

Além de valorizar a cozinha local, a iniciativa reforça o investimento do município no turismo gastronómico como estratégia de promoção internacional. Depois do sucesso em 2024, com presença no Festival de Tiradentes, no Brasil, o Global Kitchen aposta agora numa edição mais imersiva, com forte ligação à cidade e às novas gerações de profissionais, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

Eleita Destino Gastronómico do Ano 2024 pela Revista de Vinhos e Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa nos World Culinary Awards, a cidade do Porto reafirma assim a sua posição de destaque no mapa global da gastronomia.

A participação nas atividades é gratuita, mediante inscrição prévia em visitporto.travel/global-kitchen, onde também está disponível a programação completa. As vagas são limitadas.