No âmbito do Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado a 5 de maio, a Fula, em parceria com a EcoX, lançou a 2.ª edição do projeto educativo “Chef Cientista”, que ensina milhares de crianças a transformar óleo alimentar usado (OAU) em sabonete líquido.

A iniciativa alia ciência e consciência ambiental, e promete ter impacto direto junto de 6.000 alunos de 39 escolas da Grande Lisboa.

“Queremos incentivar, desde a infância, hábitos sustentáveis e mostrar como até os resíduos mais comuns podem ter uma nova vida”, sublinha Loara Costa, diretora de Marketing & Trade Marketing da Sovena, grupo ao qual pertence a Fula.

O grande destaque da iniciativa é o Kit Chef Cientista, desenvolvido pela Science4You, que contém todos os materiais necessários para realizar a experiência de conversão de óleo alimentar usado em sabonete líquido. Entre os componentes, encontra-se um funil Fula, reagentes cuidadosamente escolhidos e instruções que permitem uma aprendizagem interativa e prática.

Esta atividade pedagógica visa mostrar às crianças que resíduos como o óleo alimentar — frequentemente descartado de forma incorreta — podem ser matéria-prima para produtos úteis, contribuindo para uma economia circular mais ativa.

“A ciência pode mudar o mundo. Nesta edição do Chef Cientista, a mudança começa com as mãos — literalmente. Os alunos descobrem que reciclar é mais do que separar: é transformar”, conclui Loara Costa.

A agência Kico, especializada em eventos infantis, será responsável por dinamizar as ações nas escolas, garantindo uma abordagem que envolve alunos e professores.