Maria Augusta e António Torres Silva foram os fundadores do negócio da família Torres, cuja história é contada no quarto episódio de “Negócios Temperados com Paixão”, websérie da makro Portugal.

Neste episódio, somos transportados pelo testemunho de Maria Augusta, hoje com 95 anos. Em 1968, inaugurou o espaço “Café Torres”, localizado em Braga, enquanto António, seu marido, era responsável por outros restaurantes a sul do país. Com seis filhos ao cuidado, Maria encarou cada obstáculo com determinação. Mais tarde, o café em Braga acabou por se tornar num restaurante e num ponto gastronómico de referência, com um menu composto por iguarias regionais.

Quando o marido regressa a casa, após a experiência profissional no sul do país e passando por restaurantes icónicos como o Gambrinus, traz consigo o conhecimento e experiência indispensáveis para o que veio a ser o crescimento do negócio.

Makro NTP Torres Todos

A dedicação é, ainda hoje, reconhecida pela família. Fernando, o filho mais velho, destaca o papel fundamental do pai e partilha connosco o profundo respeito que ele conquistou neste meio empresarial: “O meu pai tem uma importância maior do que os nossos restaurantes, e não é por acaso que se chamam Torres. Nem eu nem os meus irmãos temos esse apelido, portanto o nome do restaurante é em sua homenagem”.

O império de restauração Torres foi, assim, crescendo. Além da casa-mãe, em Vila Verde, há hoje mais três restaurantes: o Pórtico e o Augusta, em Braga, além do Torres, em Famalicão. Atualmente, são quatro dos filhos e uma cunhada que abraçam o desafio de gerir o legado deixado por António Torres. Pedro e Carlos, os netos, acabaram por se tornar cozinheiros e proprietários dos restaurantes, honrando assim a tradição familiar.

A websérie lançada pela makro Portugal, "Negócios Temperados com Paixão", com produção das Edições do Gosto, destaca a persistência de várias gerações de empresários no setor da gastronomia.

Veja o episódio.