A 4 de março,  a Associação CRESCER promove o segundo jantar da iniciativa “É UM CONVITE”, ciclo de jantares com chefs portugueses, desta vez com o chef Bertílio Gomes que, juntamente com a equipa de formandos da Associação CRESCER, orientados pelo chef Nuno Bergonse, irá preparar um menu único.

“Depois do primeiro jantar em que tivemos connosco o chef André Cruz, do restaurante Feitoria, a 4 de março vamos ter outro chef de relevo do panorama gastronómico nacional. Com o chef Bertílio Gomes chegam sabores algarvios, e um menu com novas técnicas e inspirações, que permitem aos formandos alargar os seus horizontes no universo da cozinha portuguesa. Pretendemos continuar a promover estes momentos de partilha, dando a oportunidade aos nossos formandos de mostrar as suas capacidades, e de aprender com grandes nomes da nossa gastronomia”, afirma Nuno Bergonse, chef consultor e “padrinho” do projeto desde o seu início.

Crescer Restaurante foto de arlindo camacho© Arlindo Camacho

O jantar tem início pelas 20h00 e o valor por pessoa é de 40€ sem bebidas. Com vinho incluído o valor é de 50€ por pessoa. As reservas podem ser feitas por telefone, através do 924 762 469, ou por email, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Após cada evento, um prato do chef convidado, neste caso, o Xerém de lingueirão do chef Bertílio Gomes, ficará disponível na carta do É UM RESTAURANTE, durante dois meses.

É uma excelente oportunidade de experiência profissional, de mostrarem a chefs e a todos os clientes que, apesar da sua situação de vulnerabilidade têm, junto da CRESCER e da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a formação necessária para virem a trabalhar em qualquer restaurante. A vontade de mudar de vida, aliada às competências adquiridas na formação, fazem vir ao de cima capacidades que muitos julgavam não ter, e é extraordinário ver a evolução e assistir a estas mudanças de vida. Essa é uma das razões pelas quais deixamos o convite para que venham conhecer de perto este projeto, esta iniciativa, estas pessoas.” afirma Américo Nave, diretor executivo da Associação CRESCER.

É no número 3 da Rua Rio Cávado, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, que o É UMA MESA, projeto de empreendedorismo social da Associação CRESCER nasceu, em julho de 2022, com o objetivo de dar formação e criar oportunidades de emprego a pessoas em situação vulnerável, na área da restauração. Este espaço surgiu no seguimento de iniciativas anteriores como É UM RESTAURANTE, É UMA ESPLANADA, É UMA RUA, É UMA CASA, Lisboa Housing First e É UMA VIDA, entre várias outros projetos da Associação CRESCER na região de Lisboa.

Lançado em outubro de 2019, este programa de cariz solidário da Associação CRESCER só tem sido possível com o apoio dos seus cerca de 30 parceiros*, entre os quais: Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz, Câmara Municipal de Lisboa, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Fundação Manuel António da Mota, Instituto do Emprego e Formação Profissional, InvestWood, Makro, Missão Continente, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e o Instituto da Segurança Social.

 

MENU “É UM CONVITE DO BERTÍLIO GOMES”

Entrada

Tártaro de Carapau com figos secos, amêndoas e Pickles de algas (Bertílio Gomes)

Prato do mar

Xerém com lingueirão (Bertílio Gomes)

Prato de carne

Folhado de pato com cogumelos, tabouleh de lentilhas e frutos secos caramelizados (CRESCER)

Sobremesa

Tapioca cremosa com manga, gelado de coco e crumble de gengibre (CRESCER)