A vila medieval alentejana de Marvão propõe-se realizar o Maior Magusto do Mundo, com 10 toneladas de castanhas e 3.000 litros de vinho, por ocasião da 30ª edição da Feira da Castanha, a 9 e 10 de Novembro.
A Castanha de Marvão e Portalegre (reconhecida com Denominação de Origem Protegida- DOP) e o vinho da região são as estrelas desta festa, onde se aguardam mais de 20 mil visitantes, que terão ainda oportunidade de provar licores, doces com castanhas e produtos regionais.
As ruas da vila serão animadas por mostra e venda de artesanato local, exposição de fotografia, bailes populares, teatro de rua, concertos e números de circo. O programa inclui as actuações dos Melech Mechaya, Cabra Cega, CantAreias, Mimo’s Dixieband, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias, Domingos e Dias Santos e Projeto EZ, Bate no Fole, DJ Reis e Escola de Música do Marvão.
Paralelamente decorre, de 2 a 16 de Novembro, a Quinzena Gastronómica da Castanha nos restaurantes aderentes do concelho, que vão preparar variadas receitas confeccionadas à base de castanha. A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, em parceria com o município do Marvão, apresenta também duas receitas originais, um prato e um doce, inspiradas na castanha da região.
A vila Marvão encontra-se, neste momento, em processo de preparação de candidatura a Património Mundial da UNESCO, pela sua paisagem natural, história e identidade cultural.