Mais de 9.000 apreciadores visitaram o evento “Vinhos do Alentejo em Lisboa”, no Centro Cultural de Belém, tendo oportunidade de provar mais de 400 vinhos de 75 produtores da região.
O evento incluiu quatro provas comentadas e seis conversas sobre vinho, incluindo um seminário sobre a “Fisionomia dos Sentidos – saiba se é um bom provador”, onde os participantes fizeram o aprofundamento à prova de um vinho. O ambiente foi animado por concertos de Pierre Aderne, Susana Félix e Pedro Moutinho.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), responsável pela organização, destaca um aumento de participantes (+15%), comparativamente à edição anterior e realça a presença de público jovem. «O objectivo é reforçar o posicionamento dos nossos vinhos e sobretudo captar novos públicos, naquele que é um dos principais mercados internos para os Vinhos do Alentejo», explica Dora Simões, Presidente Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.
Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes, numa área total de vinha de 21. 970 hectares, dos quais de 11.371 hectares aprovados para DOC Alentejano. A sua quota no mercado nacional é de 43% em volume (vinhos engarrafados DOC e IG) e 44% em valor.