portugalfoods citai«Marcas do sector necessitam de uma umbrella brand capaz de aportar uma identidade forte e homegénea a Portugal nos mercados internacionais», dizem os peritos do sector. Esta é a conclusão do primeiro dia da CITAI & Brokerage, promovida pela PortugalFoods, contou com cerca de 200 pessoas. Durante a sessão inaugural do evento, Amândio Santos, Presidente da PortugalFoods, salientou que esta jornada significa mais um passo na consolidação da missão da Associação que representa e que é a da «promoção da competitividade pelo aumento do índice tecnológico e inovação».
Ainda de acordo com o mesmo responsável, que admite que «esta é uma iniciativa a replicar», em cinco anos a PortugalFoods conseguiu reunir 98 associados e 12 entidades do sistema científico nacional, sendo que o volume total de negócios das suas empresas associadas ronda hoje 2,5 milhões de euros, face aos 1,5 milhões de 2008. As exportações também revelaram uma subida significativa, passando de 350 milhões para 500 milhões, em igual período.
Entre 2009 e 2013, foram organizadas 25 acções de internacionalização, entre feiras, missões empresariais e missões inversas, e realizados 24 projectos de co-promoção, entre universidades e empresas do sector agro-alimentar.
Os assuntos debatidos ao longo deste primeiro dia da CITAI tiveram em comum o tema da Inovação, aplicado às vertentes da comunicação, da sustentabilidade, do consumidor e do produto. Destacam-se, neste âmbito, as intervenções de Daniel Bessa, director geral da COTEC, e Pedro Pimentel, director geral da Centromarca, no bloco da Inovação na Comunicação; Pedro Sousa, responsável Europeu de Qualidade na McDonald’s, no painel da Inovação & Sustentabilidade; Paulo Peereboom, SPV store operations da cadeia holandesa de supermercados Albert Heijn, e Jaime Silva e Nuno Patrício, do projecto Nata 28, na sessão respeitante à Inovação & Consumidor; Flor Mansilla, consultora de tendências e inovação na Mintel do Reino Unido, e Isabel Aidos, category operations manager da Danone, no âmbito da temática Inovação no Produto.
Ouvir o consumidor na altura de inovar e criar novos produtos e envolvê-lo numa comunicação emocional, incrementar o uso de matéria-prima nacional na produção dos nossos produtos, proteger as marcas do sector sob uma umbrella brand capaz de aportar uma identidade forte e homogénea a Portugal nos mercados externos e mapear pessoas e lugares que se revelem potenciais compradores dos produtos nacionais são apenas algumas das conclusões apuradas, no âmbito das sucessivas palestras que hoje tiveram lugar no TecMaia, na Maia, num evento que contou com a presença de Nuno Vieira de Brito, Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar.
A 1ª CITAI & Brokerage é uma iniciativa que visa promover a partilha de experiências e casos de sucesso entre o tecido empresarial e a ciência e contribuir para a união destes dois mundos. Para o efeito, conta com a participação de elementos da diáspora portuguesa.