A Seleção Nacional de Cozinha participou no campeonato do mundo e traz para Portugal duas medalhas de bronze na bagagem.

A Equipa Júnior de Competição Culinária conquistou a classificação nas provas Menu “Chefs Table” e Menu “Restaurante das Nações”.

Da equipa de jovens talentos fazem parte Mariana Barroso, Marta Nunes, Daniel Passos, Gonçalo Vicente, João Duarte, Pedro Leiria, André Serra e Tomás Pereira, sob orientação do Chef Jorge Fernandes (Capitão) e do Chef Hélio Gonçalves (Sub-Capitão).

Da equipa nacional fazem ainda parte o Chef Carlos Madeira e o Chef Paulo Pinto, em representação da ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, bem como o Chef Tiago Silva, que apoiou os elementos da equipa Júnior.

A Expogast e a Culinary World Cup reuniram chefs e entusiastas de cozinha de todo o mundo. Com mais de trinta mil visitantes. A cerimónia de encerramento terminou com a entrega do prémio à melhor equipa nacional do Campeonato do Mundo de cozinha 2022, a Seleção Culinária Nacional da Suíça.

Segundo capitão da equipa Jorge Fernandes “a participação foi muito positiva, melhoramos a classificação final em 5 lugares relativamente ao campeonato de 2020, neste tipo de competição não são permitidos erros o nível de exigência é bastante elevado. Para a equipa júnior esta experiência é uma aprendizagem fundamental tendo em conta que deste grupo vão sair os futuros elementos da equipa sénior”.

O Chef Paulo Pinto secretário-geral da ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais, que acompanhou as equipas nesta competição sublinha “É enorme o nosso orgulho nesta equipa e a forma como demonstraram toda a sua dedicação, empenho, resiliência e criatividade durante estes dias de competição. Estão todos de Parabéns quer a título individual, quer coletivo, por contribuírem para elevar o nome e a qualidade da gastronomia portuguesa no contexto internacional”.

As equipas de Competição Culinária ACPP são apoiadas pela Makro Portugal, pela Unilever Food Solutions, pela Xpepper e Seafood from Norway.

 

Menu Restaurante das Nações

Entrada

Robalo assado com molho beurre blanc e caviar, Tártaro de robalo com aipo e malagueta, Croquete de ameijoa á Bulhão Pato com maionese coentros.

Prato principal

Lombinho borrego assado, Terrina de batata e trufa, Perna de borrego estufada com legumes, Molho Moscatel com fígados.

Sobremesa

Tiramisú cremoso, Bolo quente de chocolate e avelã, Gelado de avelã e molho toffee.

 

Menu Chefs Table

Finger Foods

Frios

– Panna cotta de queijo cabra com alperce e avelã

– Terrina de foie gras, Pão de especiarias e vinho do Porto

Quentes

– Vieira com cenoura, laranja e caviar

– Croquete de borrego, Ras el Hanout e geleia hortelã

Travessa

– Terrina de Lavagante e aneto, Brioche com legumes e trufa, Chutney de kumquats

– Espadarte fumado com tinta de choco, Tartelete de beterraba e laranja, Espuma de ostra, Salada verde e rebentos.

Prato Principal

Entrecôte maturado assado, Mil folhas de cogumelos, Alcatra a baixa temperatura com carvão, Souflé de espargos, Molho bearnês

Sobremesa

Bolo quente de especiarias, Parfait de maçã e citronela, Gelado de toucinho do céu.