Programa Leite de Vacas FelizesA Bel Portugal, através da marca Terra Nostra, acaba de anunciar o lançamento do Programa Leite de Vacas Felizes – Puro Leite de Pastagem, junto dos seus 500 produtores de leite nos Açores. O objectivo é contribuir para uma produção mais sustentável, de forma a conseguir um leite único de qualidade superior.

 O melhor leite vem da pastagem e de vacas que vivem ao ar livre e em comunidade, com uma alimentação à base de erva fresca o ano inteiro. O Programa Leite de Vacas Felizes está dividido em 5 pilares: pastagem, bem-estar animal, qualidade e segurança alimentar, produção sustentável e eficiência.  
 
Para aderir ao Programa e ser um produtor certificado, este tem de cumprir um conjunto de requisitos e boas-práticas agropecuárias tendo, por outro lado, à sua disposição um conjunto de benefícios que passam por uma melhor valorização do leite, suporte técnico dedicado, apoio na aquisição de sistemas informáticos adequados e vários benefícios sociais.
 
“O lançamento do Programa Leite de Vacas Felizes é mais um passo na superiorização do nosso leite, vindo também criar valor e proteger o nosso bem mais precioso – os Açores, a nossa terra. Este programa revela o compromisso da BEL para com a nossa origem, em termos o melhor leite, único, distinto, que crie valor em toda a cadeia de produção. Este Programa é sobre fazer o bem, para os nossos animais, para o ecossistema, para os Açores e para todos nós. Vamos trabalhar em conjunto com os nossos produtores e com o Governo Regional, para que seja uma verdadeira parceria, e que no final, tenha a garantia de um leite distinto – puro leite de pastagem, protegendo os belos recursos naturais dos Açores.”, declarou Ana Cláudia Sá, Diretora Geral da Bel em Portugal.
 
Em Portugal, a BEL conta com três fábricas, duas nos Açores e uma em Vale de Cambra, dando emprego a cerca de 500 colaboradores. Nos Açores, emprega perto de 250 pessoas e trabalha com 500 produtores locais. Para 2015 a BEL tem previsto um reforço de investimento nos Açores, na ordem dos 7 milhões de euros, que inclui investimento direto no Programa Leite de Vacas Felizes, bem como nas unidades fabris dos Açores.