O Hard Rock Cafe Lisboa atem um novo menu com 30 novas entradas e 28 pratos com algumas alterações. A marca inquiriu mais de 3000 clientes em cafes por todos os continentes para conhecer a opinião que tinham sobre mais de 100 itens do menu existente e sobre os novos itens.
A pesquisa, levada a cabo pelo Cohen Research Group, requeriu uma comparação entre os ingredientes existentes no antigo menu e as versões modificadas para avaliar os temperos, as texturas, os perfis de sabores, as várias combinações de hambúrgueres e de molhos, cortes das batatas fritas, entre outros.
“A nossa equipa de Food & Beverage tem trabalhado incansavelmente nos últimos 14 meses, avaliando cada item do nosso menu, desde as entradas, às sobremesas e cocktails, e até o nosso serviço de pratos e copos”, refere Fred Thimm, Chief Operating Officer of Company Cafes da Hard Rock Internacional.
“Por mais de 40 anos, o Hard Rock serviu os seus clientes por todo o mundo ao mostrar a sua atmosfera única de Rock n’ Roll”, menciona Mike Zajak, Director de Culinary Development do Hard Rock. “Este novo menu redesenhado reflete o nosso constante compromisso em trazer aos nossos clientes ofertas completamente frescas e autênticas.”
Cada guarnição e ingrediente foram escrutinados durante o processo de renovação do menu. Para tal, foi também utilizada uma amostra de mais de 27 tipos de pães até ser selecionado o pão Brioche final. Os hambúrgueres foram avaliados em diversas vertentes, incluindo várias misturas e combinações de bifes premium, assim como pelo rácio de carne ao nível de gordura, espessura e formato. Toda a seleção de saladas nas entradas foi reinventada, com combinações de cinco variedades de alfaces e a escolha sazonal dos vegetais da época tornou-se indispensável. Novos e variados acompanhamentos para os hambúrgueres foram igualmente incluídos no novo menu.
Para atualizar o serviço de pratos e copos, a marca colaborou com 14 fornecedores diferentes e introduziu novos padrões, formatos, tamanhos e cores para tornar o impacto visual de cada prato mais apelativo.
Os aspirantes a “Greatest Hits”
O Hard Rock adicionou vários itens em cada categoria. Três novas saladas – a Grilled Chicken Chop Salad, Grilled Chicken Arugula Salada, Cobb Salad – e três novas sobremesas – 3 Layer Carrot Cake, Molten Lava Cake e Cheesecake with Oreo Cookie Pieces – que receberam pontuações extremamente elevadas. A investigação concluiu que cada uma das novas receitas recebeu pontuações para segundos pedidos de 90%, fato que indicia que todos os clientes que saborearam estes novos itens voltariam a pedi-los na sua próxima visita. Outro êxito garantido que foi introduzido é a Grilled Vegetable Sandwich, que combina vegetais frescos grelhados, queijo picante Monterey Jack, com glacé balsâmico servidos em pão sourdough grelhado.
Entre os novos itens mais populares foram introduzidas também novidades nas entrées como o Cowboy Rib Eye, um bife de lombo (455 gramas), grelhado com um maître de manteiga de ervas, servido com puré de batata Yukon e legumes da época; e o Smoked Beef Brisket Sandwich, um bife de vaca fumado coberto com molho hickory barbecue e cebolas estaladiças, envolto em pão sourdough grelhado. O Hard Rock atualizou também os acompanhamentos, com a introdução do puré de batatas Yukon e legumes frescos da época, permitindo que os clientes personalizem todas as suas refeições.
A renovação do menu original
Com base na investigação o Hard Rock concluiu também que eram várias as componentes do seu menu que detêm a admiração e fidelização dos clientes, e considerou que poderiam melhorar esses pratos com pequenos ajustes e adição de novos ingredientes. Exemplo disso são as melhorias feitas aos famosos Nachos do Hard Rock, aos quais foi substituída a única camada de queso, por duas camadas de uma mistura de vários queijos e adicionadas novas opções de coberturas como bife de vaca fumado ou peito de frango fumado. Também as Jumbo Chicken Wings renasceram como “Rockin’ Wings” servidas com molho de queijo azul e tiras de cenoura, aipo e uma opção de molhos renovada Classic Rock (picante), Tangy (agridoce) e Heavy Metal (muito picante).
“Observámos atentamente cada um dos compostos do menu Hard Rock e tentámos modificar onde fosse possível a fim de melhorá-lo. Isso requereu a inclusão de ingredientes e molhos, o estudo de como é que as guarnições acompanhariam os pratos principais, e ainda que tipo de alface deveria aparecer no topo dos nossos Legendary® Burgers” aponta Russell Booth, o Executive Chef da Hard Rock Internacional. “Por exemplo, nós testámos uma batata frita mais fina, mas chegámos à conclusão que os nossos clientes preferem a versão original mais espessa, o que fez com que acabasse por não haver qualquer alteração.”
Outros dos pratos alterados no novo menu foram ainda as Hickory Smoked BBQ Ribs, o Grilled Norwegian Salmon, as Hickory Smoked Chicken Wings, e o Legendary® Burger, o clássico hambúrguer de 230 gramas grelhado e servido com queijo cheddar, fatias de bacon fumadas, alface iceberg e um tempero Hard Rock em pão Brioche fresco.
Aperitivos e digestivos
Adicionalmente, o Hard Rock passou seis meses a investigar o que satisfaz a sede dos seus clientes, ao analisar tendências internacionais de consumo de bebidas e as suas vendas, de modo a determinar a melhor maneira de reformular a sua oferta. Desta feita, desenvolveu mais de 150 bebidas nas principais áreas, incluindo cocktails, mojitos, margaritas, limonadas, entre outros.
O Air Mexico é a grande novidade neste campo e constitui-se como uma pequena amostra de três sabores das Margaritas do Hard Rock, servido com uma porção de tortilhas de milho e salsa caseira.
Outra das introduções é o Red Berry Press, um cocktail feito com limonada caseira, limões, morangos, framboesas e vodka de laranja pressionados na presença do cliente. A marca também atualizou a oferta de copos existente de modo a melhorar os novos cocktails, e incluiu novas garrafas de vinho e copos para bebidas quentes.
O novo menu de bebidas contempla cocktails com ingredientes tais como açúcar castanho apimentado, caramelo salgado, chocolate e ainda bacon. O Hard Rock vai introduziu ainda batidos alcoólicos e não alcoólicos, como o Vanilla Root Beer Shake feito com rum, xarope apimentado com açúcar castanho, vodka de baunilha, nata, gelado de baunilha, misturado com um pouco de root beer e guarnecido com chantilly. Outras opções são também o Salted Caramel Café, composto por licor Tia Maria, Baileys Irish Cream, xarope de caramelo salgado, pipocas de caramelo e topping de caramelo.