montrealMontreal e Vancouver são os locais onde serão provados os vinhos portugueses, naquela que é mais uma iniciativa da ViniPortugal. A primeira será organizada no dia 6 de Maio, na SAT – Société des Arts technologiques, em Montreal, e a segunda no dia 8 de Maio, na Vancouver Art Gallery.

O objectivo das acções é identificar novas oportunidades de negócio para os produtores nacionais. É uma oportunidade para promover os vinhos junto de importadores, escanções, compradores, jornalistas, críticos de vinho, operadores do sector especializado off-trade e on-trade.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, realça que “O Canadá afirmou-se como o melhor mercado em termos de preço médio nos dez mercados estratégicos (3,31 €/litro). Continua a ser crucial reforçar o conhecimento e o prestígio dos vinhos portugueses neste mercado, cativando o interesse dos principais públicos-alvo. Torna-se importante solidificar o crescimento e o posicionamento dos Vinhos de Portugal neste que é o oitavo principal mercado em valor para as exportações“


Na prova de Montreal, mercado mais maduro e onde a presença dos Vinhos de Portugal é maior, a prova será alargada a cerca de 300 consumidores com conhecimento e interesse pelo vinho internacional. Caberá a Véronique Rivest, eleita melhor Sommelier do Canada em 2006 e em 2012, conduzir três seminários centrados nos vinhos portugueses, um destinado a profissionais e os outros dois a consumidores.

A prova de Vancouver tem como objectivo alargar o âmbito de projecção dos vinhos portugueses focando-se no público profissional, recebendo também produtores sem distribuição na província que pretendam agilizar contactos e potenciar oportunidades de negócios. A Prova Anual é uma forma de acentuar a promoção dos vinhos portugueses na British Columbia, um mercado parcialmente privado, no qual coexiste retalho privado com lojas do monopólio LDB. É também objectivo desta prova reunir agentes e compradores de Alberta.

A sommelier Treve Ring conduzirá um seminário sobre os vinhos portugueses nesta prova em Vancouver, evidenciando a diversidade das castas autóctones e a autenticidade e complexidades dos vinhos portugueses.