Showcooking---ensopado-de-enguiasEm Abril, sete restaurantes do concelho de Santa Maria da Feira vão confeccionar, de 11 a 13 de abril, ensopado de eirós e tigelada de fogaça com mirtilos, num menu especialmente confecionado para acolher os visitantes.

As Terras de Santa Maria encontravam-se, outrora, abastadas de eirós (enguias), uma espécie comum nos rios do concelho, do Uíma ao Inha, que desagua no Douro.
Por isso, e numa época do ano em que os eirós abundam nesta região, ensopado de eirós e tigelada de fogaça com mirtilos é a proposta do Município de Santa Maria da Feira para a edição dos Fins-de-Semana Gastronómicos. Este menu será servido em sete restaurantes do concelho – Adega Monhe, Tábua Rasa (Sabores, Sons & Risos), Praceta, Orfeu & Wine Bar, Massa9va, Cantinho Nobre e Renascer – que oferecem um desconto de 10% no jantar de sexta-feira, 11 de abril, caso opte pelo prato selecionado.

Também as unidades hoteleiras do Concelho – Hotel Feira Pedra Bela, Nova Cruz Hotel, Hotel dos Loios e Hotel Ibis – se associam à iniciativa, propondo um desconto de 15% em alojamento nas noites de sexta-feira e sábado.

Os apreciadores de gastronomia podem ainda aproveitar para conhecer o concelho de Santa Maria da Feira, visitando gratuitamente o Museu Convento dos Loios e o Museu do Papel Terra de Santa Maria (mediante apresentação de fatura do restaurante aderente e/ou alojamento aderente). Nos restantes equipamentos do “Feira Vale +” (Castelo, Termas de S. Jorge, Parque Ornitológico de Lourosa, Museu de Santa Maria de Lamas e Visionarium), o desconto é de 50% nas entradas (adultos).

E porque a Páscoa está à porta, a partir de 11 de abril, as ruas e praças de Santa Maria da Feira voltam a encher-se para dar início às celebrações da Semana Santa. “O Nazareno” (11 e 12 de abril) e a “Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, na cidade humana” (13 de abril) são as propostas culturais para este fim-de-semana.
Os “Fins-de-semana Gastronómicos” decorrem de uma estratégia de ação concertada da Turismo do Porto e Norte de Portugal com 60 municípios da Região, no sentido de posicionar o produto estratégico “Gastronomia e Vinhos” numa perspetiva de contemporaneidade.