Nuno Baltazar foi o criador convidado para a terceira edição da iniciativa “Fashion Pastry by…” do Restaurante Astória. Da colaboração com o Chef Pedro Sequeira nasce “Sophia”, uma sobremesa inspirada no universo imaginário de Sophia de Mello Breyner Andresen, num tributo à poetisa portuense no décimo aniversário da sua morte.
As pétalas de rosa são o elemento-chave da sobremesa criada por Nuno Baltazar. É o elemento que pretende representar a natureza. A ligação à cidade do Porto, onde Nuno Baltazar reside desde a infância, é vincada pela gelatina de Vinho do Porto. Por fim, um crocante de chocolate envolve a mousse de rosas, conferindo-lhe textura e contraste de sabores.
Nuno Baltazar descreve a sobremesa como sendo “feminina, elegante, mas simultaneamente dramática e surpreendente”, tal como as suas criações de moda. “Tentei transpor para a sobremesa a mesma linguagem e inspiração das minhas coleções, aliás, há uma forte relação com a nova coleção outono/inverno 2014/2015: desde logo, na homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, mas também na paleta de tons e na dimensão tridimensional.”
Sobre o convite do Restaurante Astória, Nuno Baltazar considera “apelativa a ligação da moda com a gastronomia, numa espécie de dueto entre haute couture e haute cuisine, universos que confluem em diversos fatores, como os elevados padrões de exigência, a sensibilidade estética e o permanente desejo de surpreender o consumidor”.
A sobremesa “Sophia” fará assim parte da carta do restaurante Astória a partir de 5 de abril, permanecendo até ao final do Verão.