centro ciencia cafeO Centro de Ciência do Café (CCC) abriu as portas em Campo Maior, para proporcionar, a quem o visita, uma viagem interactiva ao mundo do Café. Neste centro com características únicas, até mesmo a nível Mundial, os visitantes terão a oportunidade de obter um maior e mais rico conhecimento sobre o café, através de todas as temáticas relacionadas com este produto.


Com uma área total de 3426 m2, neste espaço será possível conhecer todo o processo de produção, desde o cultivo à torra, e tudo o que o envolve até chegar à preparação, ao cheiro de um bom café, através de uma viagem no tempo: dos primeiros mitos que envolvem o café, às naus portuguesas ou até à época do contrabando entre Portugal e Espanha. No final o visitante fica a perceber porque é o café uma bebida consumida em todo o Mundo, e como este influenciou as artes e a literatura.

O Centro de Ciência do Café é da responsabilidade da Associação do Centro de Ciência do Café, presidido pelo Comendador Rui Nabeiro, foi desenhado pelo arquitecto João Simão da DIADE, Arquitectura e Design. O edifício contempla espaços públicos livres (estacionamento, acolhimento e recepção, sanitários, loja, bar/cafetaria, biblioteca), e também espaços públicos acessíveis, desde um auditório com 125 lugares sentados e um espaço para promoção de exposições temporárias bem como uma estufa. 

Está aberto ao público de terça-feira a sábado das 10h00 às 17h00, entre o dia 01 de Outubro e 14 de Fevereiro (horário de inverno), e das 10h00 às 18h00 entre o dia 15 de Fevereiro e 30 de Setembro (horário de verão). Encerra ao Domingo, à segunda-feira e nos feriados. Nos Domingos e nos feriados poderão ser aceites visitas, mediante pré-reserva, com o mínimo de 48 horas de antecedência, no horário das 10h00 às 14h00.


A visita demora em média uma hora, e os bilhetes rondam entre os seis (bilhete de adulto) e dez euros (bilhete de família). Crianças até aos cinco anos têm entrada gratuita. Há preços especiais para estudantes, professores, maiores de 65 anos e cartão jovem. Serão também desenvolvidas actividades pedagógicas dirigidas a escolas, bem como iniciativas para abranger públicos variados para a comunidade científica, famílias e grupos sénior.