Depois de mais de uma década a marcar a gastronomia contemporânea portuguesa, o chef Henrique Sá Pessoa encerrou, no final de 2025, o restaurante Alma, projeto que acompanhou uma parte significativa do seu percurso profissional.
O cozinheiro prepara agora a abertura de um novo restaurante de assinatura, com o seu próprio nome, que assinala o início de uma nova fase na sua carreira.
O restaurante Henrique Sá Pessoa ficará instalado no Páteo Bagatela, no centro de Lisboa, e surge como um espaço mais pessoal e autoral, pensado para recentrar a experiência gastronómica na cozinha, na equipa e na relação direta com o cliente. A nova localização apresenta melhores acessos e foi desenhada para proporcionar maior conforto e fluidez ao longo de toda a experiência, diz o chefe.
O espaço terá uma sala principal com capacidade para 30 lugares, complementada por uma sala privada com 12 lugares. Quando não estiver reservada para eventos exclusivos, esta sala permitirá acrescentar oito lugares adicionais à sala principal, conferindo maior flexibilidade à gestão do restaurante. A proposta mantém uma escala contida, alinhada com uma abordagem intimista da alta cozinha.
Entre os elementos distintivos do novo restaurante destaca-se um balcão com dois lugares, voltado diretamente para a cozinha. Esta mesa foi concebida para proporcionar uma experiência próxima do trabalho da equipa e terá também uma vertente formativa: duas vezes por semana, os lugares serão disponibilizados a alunos de escolas de hotelaria, permitindo-lhes acompanhar um serviço de fine dining num contexto profissional.
O novo projeto integra a componente experimental que anteriormente existia no Atelier, em Marvila, espaço que deixa de funcionar de forma autónoma e passa a estar incorporado neste novo conceito. A mudança reflete uma reorganização do trabalho criativo do chef, agora concentrado num único espaço.
A equipa mantém uma forte continuidade em relação ao Alma. Dos 26 profissionais que irão integrar o restaurante, 24 transitam diretamente do projeto anterior, assegurando consistência operacional e conhecimento aprofundado da linguagem gastronómica desenvolvida ao longo dos últimos anos. O restaurante manterá o encerramento ao domingo e à segunda-feira.
A abertura está prevista em regime de soft opening a partir de meados de fevereiro, com reservas disponíveis a partir de 20 de janeiro.