O café-mercearia Laurel, no Campo de Santa Clara, está localizado na escadaria de frente para o Panteão Nacional.

A inauguração vai decorrer em modo arraial na sexta-feira, 9 de junho, entre as 18h e as 22 horas.

O café-mercearia Laurel abriu em novembro de 2022, fazendo a sua inauguração com entrada direta nos Santos Populares.  O projeto nasceu das mãos de Filipe Silva e Marina Soares, um casal jovem de engenheiros, que além de investimentos no sector imobiliário, apostaram no setor da restauração e do comércio local.

Os visitantes são convidados a descontrair numa das cinco mesas redondas e a escolher entre um banco de cortiça em formato de rolha, um banco corkahedron de cortiça preta ou uma cadeira convencional. No exterior, a esplanada com vista para a fachada do Panteão, dispõe de quatro mesas com sombra e ainda lugares criados para a escadaria, que convidam a descontrair numa almofada no chão com uma mesa de apoio para pousar um copo.

Laurel1

No espaço interior de mercearia é possível encontrar produtos portugueses, desde licores, bolachas, azeites, doces, conservas, chocolates, provenientes de pequenos produtores artesanais e orgânicos. Existem também cestos de palma ou sacos de serapilheira para colocar e transportar os produtos ou fazer um cabaz de oferta.

Produtos artesanais e orgânicos

É um projeto pensado ao detalhe, desde a exposição dos produtos em barros de Bisalhães feitos à mão, apoiados numa estrutura de madeira concebida pela arquiteta Ana Guerra, às peças de vidro do artista Martinho Pita. Materializa um sonho antigo do casal Marina e Filipe, agora concretizado e que, como referem, «É um local onde todos são bem-vindos e onde queremos que todos se sintam bem e felizes».

A la Carte

A carta de vinhos é diversificada com excelentes opções de várias regiões do país, desde vinho maduro alentejano ao Alvarinho do Douro. O bar serve cerveja artesanal Dois Corvos de Lisboa, soda, sangria, licores e cocktails criados especialmente pelo barman do Laurel.

Laurel2

A carta do almoço ou snack gastronomia tem por base pratos e petiscos portugueses, todos feitos ao momento, que vão variando ao longo do ano e adaptando-se de acordo com os produtos da época. As tábuas de queijos e enchidos são também uma das imagens de marca do espaço. Um dos mais procurados é uma adaptação da tiborna alentejana, que aqui se apresenta com pão de fermentação lenta da Millstone Soudough e com vários sabores, sendo um dos mais apreciados puré de pimentos e sardinha. 

A acompanhar o café ou o galão existe bolo caseiro à fatia e pastelaria tradicional como o pastel de nata ou o claudino, um bolo de massa crocante recheado com creme de pasteleiro e fabricado pelo Capote na Costa da Caparica, sendo este o único ponto de venda em Lisboa.

 

Laurel

Restaurante, mercearia de produtos portugueses & cafetaria

Campo de Santa Clara 57, 1100-470 Lisboa, Portugal

Aberto ao sábado 09h30-18h

Terça a Sexta 09h30-17h30