O restaurante O Baco, na ilha de São Miguel, abriu após uma renovação, com uma nova equipa de chefs. O novo conceito adotado dá prioridade aos produtos clássicos da região, raízes, tradições, e cultura das nove ilhas do arquipélago.

A equipa é comandada pelo chef consultor Tiago Emanuel Santos e pelo chef residente Jorge Metade. Ambos pretendem estabelecer uma conexão entre as nove ilhas do arquipélago e os produtos e produtores de São Miguel, onde O Baco está sediado.

“Acreditamos que O Baco é um restaurante inovador a nível nacional e a nível regional pelo trabalho que está a desenvolver com os produtos locais, nesta vertente de investigação e utilização de matérias-primas. A fusão entre o novo e o antigo, os sabores e receitas clássicas são, na nossa perspetiva, uma abordagem simbiótica da técnica do sabor e, acima de tudo, do produto açoriano.” explica Tiago Emanuel Santos, o chef consultor do projeto.

“Queremos contribuir para a sólida e honesta identidade gastronómica da ilha. Desempenhamos o nosso papel, focados na elevada qualidade e forte criatividade, enquanto aliamos este trabalho à valorização do melhor que a nossa região tem a oferecer”, reforça o chef residente Jorge Metade.

A garrafeira ilustra a ligação ao passado da região, mas não esquece as grandes produtoras de vinho nacionais. Dá primazia a pequenos produtores de, mas também a grandes clássicos, em coerência com o nome do restaurante, em homenagem a Baco, o deus do vinho.

“Queremos honrar a confiança que o cliente deposita em nós, e que este mesmo cliente saia deste restaurante como mais um dos embaixadores da gastronomia e do produto açoriano”, reforça o chef Tiago Emanuel Santos.

Chef Tiago Santos

Tiago Emanuel Santos

O chef consultor Tiago Emanuel Santos assume a orientação gastronómica do projeto. Tem uma licenciatura e mestrado em Geografia e Planeamento Regional e fez formação na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Estagiou no Blue Hill, do chef norte-americano Dan Barber e voltou a Portugal. Em 2015, foi convidado a chefiar a cozinha do Areias do Seixo em Torres Vedras, onde esteve dois anos, e daí assumiu a liderança do Anna’s, em Aveiro. Mudou-se, depois, para Lisboa, para coordenar o restaurante Quórum, como chefe executivo. Começou, também, a lecionar na escola de hotelaria onde se formou, e assume agora a posição de chef consultor n’O Baco, que visita mensalmente.

Chef Jorge Metade


Jorge Metade

Aos 8 anos, o chef Jorge Metade já se aventurava na cozinha, inspirado, essencialmente, pela sua mãe, e por uma forte ligação aos produtos hortícolas. Formou-se, em 2016, em Cozinha e Pastelaria, na Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH) em Ponta Delgada, tendo ganho no mesmo ano o Concurso Europeu "Olivier Roellinger", em Paris. Conta, desde então, com várias experiências em restauração e hotelaria, tendo passado pelo Azor Hotel e pela cozinha do restaurante Chandelier. Chegou agora ao Restaurante Baco, a convite do chef Tiago Emanuel Santos, para assumir o cargo de chefe residente.