A Casa de Chá Boa Nova acaba de receber duas estrelas no Guia Michelin Espanha & Portugal 2020.

A satisfação dos nossos clientes é sempre o meu objectivo primordial. Não trabalho para as estrelas do Guia – apesar destas serem benvindas”, partilha o chef Rui Paula. “Mas nos últimos anos apostámos na consistência, a vários níveis. Melhorámos o serviço, a interacção com os clientes, o ‘pairing’ entre pratos e vinhos”. Para este trabalho, foi fundamental a equipa da Casa de Chá: o sommelier Carlos Monteiro nos vinhos, o chef de sala Igor Lima e a chef de restaurante, Catarina Correia. Simpatia, eficiência, ritmo no serviço, e a explicação de cada prato são regras essenciais na Casa de Chá da Boa Nova.

Henrique Sá Pessoa, que também renova as duas estrelas, comenta: “É com muito orgulho e felicidade que o Alma renova a sua segunda Estrela Michelin. Foi um ano duro, de muito trabalho e de muitos desafios diários para toda a equipa, de forma a corresponder com a expectativa e responsabilidade de sermos um restaurante com duas Estrelas no guia vermelho! Consistência e consolidação foi sempre o nosso objetivo e fico muito feliz por termos atingido essa meta! Um obrigado a toda a equipa, ao Rui (Sanches) e Margarida (Sanches), e a toda a equipa da Plateform por mais um ano fantástico”.

A estrear-se com uma estrela estão os restaurantes Epur e Fifty Seconds by Martin Berasategui, em Lisboa, o Mesa de Lemos em Viseu, e o Vistas, em Vila Nova de Cacela. 

“Estou obviamente muito feliz com esta distinção. É algo para o qual trabalhei bastante, e que me enche de orgulho”, confidencia Diogo Rocha, do Mesa de Lemos. “Tenho um agradecimento muito especial a fazer ao Celso de Lemos, proprietário do Grupo Celso de Lemos, que teve na sua origem a Habidecor - juntando a Abyss, Quinta de Lemos e mais tarde o Mesa de Lemos -, homem de visão que acreditou em mim desde a primeira hora e que foi providencial neste objectivo de colocar Viseu no mapa gastronómico do país”.

"A Estrela Michelin é, primeiramente, da Fortaleza do Guincho, que a mantém há 18 anos, e só depois da equipa”, esclarece Gil Fernandes, que há um ano assumiu o comando da cozinha que conhece bem desde 2015. “É uma constatação do esforço da equipa em prol dos clientes. É uma motivação para continuarmos o nosso caminho de forma segura e contínua, com a responsabilidade de sempre”, contextualiza, sempre focado em manter-se fiel à identidade do restaurante, a par da sua criatividade e da portugalidade que tem trazido à mesa.

Alexandre Silva, do LOCO, que também renovou a estrela, comentou: "Hoje já não pensamos muito nisso, temos a Estrela, mas não sentimos pressão, porque iremos sempre fazer o que achamos ser o caminho certo. Temos muito orgulho em ter uma Estrela Michelin, mas temos ainda mais orgulho em sermos resilientes, e em fazer o que acreditamos".

Na categoria Bib Gourmand, que distingue espaços onde se pode encontrar a melhor relação qualidade/preço, foram distinguidos seis novos restaurantes trazendo a lista completa para 36 espaços.

Consulte a lista dos espaços distinguidos.

**

  1. Alma (Lisboa)
  2. Belcanto (Lisboa)
  3. Casa de Chá Boa Nova (Leça da Palmeira)
  4. Il Gallo d’Oro (Funchal)
  5. Ocean (Armação de Pêra)
  6. The Yeatman (Vila Nova de Gaia)
  7. Vila Joya (Albufeira)

*

  1. A Cozinha (Guimarães)
  2. Antiqvvm (Porto)
  3. Bon Bon (Carvoeiro)
  4. Casa da Calçada (Amarante)
  5. Eleven (Lisboa)
  6. Epur (Lisboa)
  7. Feitoria (Lisboa)
  8. Fifty Seconds by Martin Berasategui (Lisboa)
  9. Fortaleza do Guincho (Cascais)
  10. Gusto (Almancil)
  11. G Pousada (Bragança)
  12. Lab by Sergi Arola (Sintra)
  13. Loco (Lisboa)
  14. Mesa de Lemos (Silgueiros, Viseu)
  15. Midori (Sintra)
  16. Pedro Lemos (Porto)
  17. São Gabriel (Almancil)
  18. Vista (Portimão)
  19. Vistas (Vila Nova de Cacela)
  20. William (Funchal)

BIB GOURMAND
(novos em 2020)

  1. Casa do Chef Victor Felisberto (Alferrarede, Abrantes)
  2. In Diferente (Porto)
  3. Le Babachris (Guimarães)
  4. Saraiva’s (Lisboa)