A AEG lançou a webserie "AEG CARAVANA MEDITERRÂNICA - GREEN AFFAIR", conduzida por Joana Barrios, embaixadora da marca no território "Taste", e pela nutricionista Ana Pinto Nutriaging.

O objetivo é levar os seguidores da marca numa jornada culinária por diferentes regiões de Portugal, descobrindo receitas autênticas, adaptadas de forma saudável e seguindo os princípios da dieta mediterrânica.

A dieta mediterrânica é considerada das mais saudáveis e sustentáveis do mundo, assinalando-se dez anos desde que foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.  Não compreendendo apenas a alimentação, trata-se de um conjunto de competências, conhecimentos, práticas e tradições relacionadas com a alimentação, que vão da terra para a mesa e que abrange as culturas, as colheitas e a pesca, assim como a conservação, transformação e preparação dos alimentos e, em particular, o seu consumo.

Em cada episódio, Joana Barrios e Ana Pinto, exploram as tradições culinárias locais, descobrindo os segredos das receitas autênticas e adaptando-as de forma saudável, com a ajuda dos eletrodomésticos AEG, especificamente do forno SteamPro e da placa de indução Flex, a bordo da Caravana.

A AEG CARAVANA MEDITERRÂNICA – GREEN AFFAIR, prioriza a utilização de produtos frescos e locais nas receitas apresentadas, valorizando a agricultura sustentável e apoiando os produtores locais. Cada episódio é uma homenagem à riqueza e variedade de ingredientes que o país tem para oferecer, ressalvando os benefícios da produção local e a preservação das tradições culinárias, com dicas de nutrição fundamentais para tornar os pratos típicos do nosso país mais saudáveis e sustentáveis, diz a AEG em comunicado.

Ângela Pereira, Marketing Manager da AEG em Portugal, conta que «a AEG Caravana Mediterrânica - Green Affair é um projeto especial que visa educar o consumidor e incentivá-lo a cozinhar e comer de forma mais saudável e sustentável, com todo o sabor, o que é possível, por exemplo, com a ajuda das funções de vapor dos fornos AEG EcoLine”. Acrescenta que “tendo em conta que 85% do impacto ambiental de um produto ao longo do seu ciclo de vida acontece durante a sua utilização, em casa do consumidor, a aposta da AEG no desenvolvimento produtos inovadores que ajudem a reduzir a pegada ecológica dos nossos produtos durante a fase de uso, no dia a dia, sem comprometer o desempenho, bem como na promoção de ações orientadas para o consumidor, assumem um papel preponderante».

Ao longo da série, é destacada a importância das funções dos eletrodomésticos AEG, mais concretamente da nova gama AEG Ecoline. A seleção de produtos é composta pelos eletrodomésticos mais eficientes da marca, que permitem poupar recursos, reduzindo o impacto ambiental sem comprometer o desempenho dos mesmos.

Os fornos AEG EcoLine incluem funções de cozedura a vapor, que permitem cozinhar a temperaturas mais baixas e poupar até 20% de energia.  Cozinhar a vapor retém até 90% das vitaminas, para além de permitir cozinhar com menos sal e gordura, protegendo as propriedades dos ingredientes e potenciando os seus nutrientes.

Adicionalmente, a função Regenerar a vapor, que usa 50% de vapor e 50% de calor e é ideal para aquecer sobras. Sempre que é necessário limpar o forno, a limpeza a vapor utiliza até 95% menos de energia comparativamente à limpeza por pirólise.