As Caves S. João, em Anadia, celebraram 100 anos a 24 de junho. A festa contou com a participação especial da produtora de vinhos Niepoort, que lançou um vinho especial para comemorar a data.

Os irmãos Luís e Alberto Costa eram amigos de Rolf Niepoort, a quarta geração da família à frente da casa de vinhos do Douro, dirigindo-a de 1960 a 1997. As Caves S. João pediram à Niepoort um vinho especial para o centenário que é comemorado em 2020. Assim nasceu o “100 anos de História”.

Cem Anos Caves Sao Joao

Fizemos um lote especial para estes 100 anos – e a escolha recaiu no ano de 2017, por ser um ano tão emblemático para a Niepoort, e de elevada qualidade. Este lote é feito a partir de vinhas centenárias – o que para esta ocasião, fazia todo o sentido -, 100% fermentado em lagar, com pisa a pé e 100% de uva inteira”, explica Dirk Niepoort, director-geral da Casa Niepoort.

“Para mim, é uma honra poder fazer um vinho para as Caves S. João”, reforça. Da edição limitada de 1000 garrafas, apenas 100 estarão à venda.

“Há dez anos que se começou a pensar no projecto de celebração do Centenário das Caves S. João”, explica Célia Alves, gerente das Caves S. João. “Dada a riqueza da História das Caves, optámos por laçar um vinho por década, contando assim a História da nossa Casa e as diferentes fases pelas quais passou. Desses 11 vinhos, o “100 Anos de História”, Vintage feito pela Niepoort e revelado no dia do centenário, acaba por ser o fecho de ciclo perfeito, pois regressa aos primórdios das Caves, quando o negócio passava pelo comércio de vinhos do Douro e do Porto”.

O dia de celebração do centenário iniciou com uma missa, numa capela com a estátua de S. João Baptista, padroeiro do lugar de S. João da Azenha, no dia 24 de junho – Dia de S. João.

A capela homenageou os fundadores das Caves e abençoou os seus atuais protagonistas. Depois da missa, a celebração prosseguiu para a Cave dos espumantes, uma galeria subterrânea onde também se encontra uma estátua do S. João Baptista.

Cem Anos Caves Sao Joao 2

O almoço continuou com a gastronomia típica do Dia de S. João – sardinha, caldo verde e leitão da Bairrada. A sobremesa, pão de ló e queijo, foi devidamente acompanhada pelo Vintage 2017 da Niepoort, o “Vinho 100 anos da História”.

No final da refeição, brindou-se com um espumante comemorativo do Centenário, que também foi lançado neste dia especial. Engarrafado em 2016, propositadamente para as comemorações do Centenário, é um Bruto Natural, da colheita 2015, de Pinot Noir. A edição limitada, com 2784 garrafas numeradas, poderá ser encontrada, num primeiro momento, na Garrafeira Nacional (PVP 40€).

Paralelamente ao Evento Centenário das Caves São João, em Lisboa, na icónica Garrafeira Nacional, foram lançados os Vinhos 100 Anos de História Caves São João, com uma prova presencial e digital, numa organização conjunta TintoCão, Garrafeira Nacional e Caves São João.

Caves Espumante CavesSaoJoao

Fundadas em 1920, as Caves São João são uma empresa familiar que, a princípio, se dedicava à comercialização de vinhos finos do Douro e licores. É hoje a empresa familiar mais antiga em atividade no concelho de Anadia.

Nos anos 30, com a interdição da elaboração dos vinhos do Porto fora de Vila Nova de Gaia, a empresa começou a comercializar vinhos de mesa da Bairrada. Nessa altura, iniciou também a produção de espumantes naturais pelo método “champanhês”, sendo de destacar, nesta fase, o importante papel do enólogo francês Gaston Mennesson.

Durante décadas, as Caves prosperaram com a venda a granel. Já com os descendentes de um dos fundadores ao leme, Alberto e Luís Costa, são criadas em 1959 duas marcas que se tornaram muito fortes para as caves: Frei João, da Bairrada, e Porta dos Cavaleiros (Dão).

Em 1971, as Caves São João adquiriram a Quinta do Poço do Lobo, onde plantaram castas que lhes permitiram inovar na criação de novos vinhos.

Com Chef's Agency