O chef Chakall promoveu a gastronomia com aguardente, num showcooking elaborado no Espaço Sabores da Lourinhã.
O evento integra-se na 7ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, que decorre entre 15 e 25 de novembro, para promover o produto que é considerado uma das três melhores aguardentes do mundo.

Com fortes ligações à região, onde viveu durante alguns anos, Chakall, que se diz “lourinhanense de coração”, fez-se acompanhar da irmã, Silvina Lopez, que também desenvolve a sua atividade na Lourinhã. Pato com pêra Rocha e cebola roxa, flambeados em água ardente, e massa folhada com queijo e abóbora – uma das 100 espécies da região, conservada por um antigo processo que envolve uma passagem por Cal Viva, posterior lavagem e conservação numa calda com água, açúcar e aguardente – foram os petiscos preparados pela dupla.
 
IMG 8211

Durante 11 dias, a Aguardente DOC Lourinhã será o ingrediente “estrela” de 41 receitas, que vão dos doces aos salgados, uma mistura entre pratos portugueses tradicionais, reinventados, e pratos modernos criados a propósito do evento. As receitas poderão ser apreciadas em 14 restaurantes da Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã.
 
IMG 8254
 
Entre os restaurantes que este ano irão participar no desafio da autarquia encontram-se: Alma Nova, Barracão do Petisco, Castelo, Chico Neto, Dinossauro, Estadium Steakhouse, Pão de ló, Paraíso da Foz, Pizzaria da Praia, Pizza & Companhia, Terra a Terra, Vista Mar by Noiva do Mar, Zambujo e Yukimura Sushi Bar.
 
Produtos regionais da Lourinhã
 
 
“A Aguardente DOC Lourinhã, além de ser a única Aguardente DOC em Portugal, é uma das três melhores do mundo, o que nos deixa orgulhosos. Com a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, a autarquia promove este e outros produtos da região, contribuindo para a valorização da cultura gastronómica da zona e dinamizando a economia local” diz João Serra, Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com o pelouro do Turismo e Competitividade.
 
A iniciativa contará ainda com a exposição de pintura “Aguardente DOC Lourinhã & Arte”, a decorrer durante todos os dias do evento, na Adega Cooperativa da Lourinhã e com o habitual Dia Aberto de Visita à Adega Cooperativa da Lourinhã, que já teve lugar no dia 17 de novembro.
 
A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã é organizada pela Câmara Municipal da Lourinhã, em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol, assim como vários estabelecimentos de restauração.