Casa Melo AlvimNo Hotel Casa Melo Alvim, em pleno centro histórico de Viana do Castelo, abriu um novo restaurante, com o nome de Porta 93. Lá, as criações da chef Mariana Parra Neto são inspiradas pela cozinha portuguesa com os sabores do mar.

A jovem chef, que cedo se aventurou em nome próprio, aposta na cozinha de autor. A carta do Porta 93 destaca-se pela seleção de produtos nacionais e regionais, sobretudo associados ao mar, em pratos que fundem a tradição com as últimas tendências.

Da lista sobressaem algumas das sugestões da chef, que podem ser harmonizadas com os vinhos da região. Para começar destaca-se a sopa fria de agrião com tártaro de bacalhau ao alho, azeitona e salsa; de entre os pratos de peixe evidencia-se o arroz de ouriços guarnecido com as suas ovas, bem como o polvo ao alho com alecrim fumado e legumes da horta; já nas opções de carne protagonizam as costeletas de borrego coradas com ratatouille e pesto de hortelã ou o arroz de entrecosto ao vinho tinto, guarnecido com favas à alentejana e, para terminar, recomenda-se a marquise de chocolate, gelado de whisky e telha de sésamo.

Com a inauguração do Porta 93, a Casa Melo Alvim completa a oferta, apresentando-se como a localização para eventos. O hotel exibe também a maior montra de filigrana, desde que passou a ser gerida pela Unlock Boutique Hotels – uma management hotel company especializada em hotéis de pequena e média dimensão. A decoração é inspirada na luxuosa técnica da ourivesaria portuguesa, que remonta aos fenícios e que é hoje imagem de marca do Minho.


A Casa Melo Alvim apresenta a particularidade de não ter dois quartos exatamente iguais, exibindo mobiliário de época, sobretudo madeiras e materiais nobres e exóticos.