As inscrições para o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura foram prolongadas até ao dia 24 de abril. Valpaços acolhe a iniciativa que integra a Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços, e que terá lugar de 17 a 19 de maio.



A iniciativa premeia o que de melhor se faz na olivicultura portuguesa, valorizando e reconhecendo o trabalho dos produtores nacionais, e os vencedores serão revelados no final da 7ª edição do Congresso Nacional do Azeite, que acontece a 17 de maio.
O principal objetivo deste Concurso é distinguir a qualidade dos lotes homogéneos de Azeite Virgem Extra produzidos na campanha 2023/2024 que sejam propriedade de produtores com lagar próprio sediado em Portugal, que recorram à prestação de serviços de extração de azeite a partir de azeitona própria e proveniente de olivais situados em Portugal. Adicionalmente, cada lote submetido a concurso deverá corresponder a uma quantidade não inferior a 1.000 litros de azeite de características homogéneas.

A iniciativa é anualmente realizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) em parceria com os municípios de Moura e de Valpaços, promotores conjuntos da Feira Nacional de Olivicultura.

 

Mais informações e o regulamento do Concurso estão disponíveis aqui ou pelo email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..