Protocolo com a ESTRELACOOPA Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau – CPPB e a ESTRELACOOP, detentora da marca DOP (Designação de Origem Protegida) do Queijo Serra da Estrela, assinaram um protocolo de cooperação. O acordo estabelece a utilização do Queijo Serra da Estrela (DOP) na confecção do pastel de bacalhau com queijo, o produto de referência da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau.

O acto contou com a presença de cerca de duas dezenas de pastores e queijeiros associados da ESTRELACOOP que testemunharam a assinatura do documento de intenções, o qual será posteriormente ratificado em termos definitivos por ambas as entidades.

A ESTRELACOOP – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL, sediada em Celorico da Beira, é o agrupamento gestor da marca “Queijo Serra da Estrela, Queijo Serra da Estrela Velho, Requeijão Serra da Estrela e Borrego Serra da Estrela”. Os objetivos da ESTRELACOOP visam “a promoção, a proteção, a produção e a comercialização dos produtos DOP Serra da Estrela, bem como atividades próprias de outros ramos necessários à satisfação das necessidades dos seus membros”.

O “QUEIJO SERRA DA ESTRELA” é um queijo curado, de pasta semi mole, amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada, bem ligada, cremosa e untuosa, com poucos ou nenhuns olhos, obtido por esgotamento lento da coalhada após coagulação pelo cardo (Cynara Cardunculus, L.) do leite cru estreme proveniente de ovelhas da raça Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, produzido na área geográfica delimitada de produção (Serra da Estrela).