A marca Nesquik está a comemorar 50 anos em Portugal. A Nesquik surgiu nos EUA em 1948 com o nome Nestlé Quik, sendo o primeiro produto no seu segmento em todo o mundo.
A escolha do nome decorre do significado da palavra “quick” - “rápido, veloz”, sugerindo a forma instantânea de preparação do produto quando misturado com o leite. Dado o seu enorme sucesso, em meados dos anos 50, o produto foi introduzido no mercado europeu com o nome Nesquik. Em Portugal chegou há 50 anos, em 1964.
Na década de 70, Nesquik ganhou uma enorme popularidade devido à sua mascote, um coelhinho castanho com um enorme colar azul com a letra Q, o QUICKY (1973). Em Portugal, em 1983, a mascote era um saltitante canguru, batizado de Cangurik, acompanhado pela música cantada por Suzy Paula. Em 1984, foi o rosto da campanha para a preservação da floresta e paralelamente foi lançado um single com música de Carlos Paião e interpretada por Joel Branco.
Em 1989, a Nestlé decidiu que, em prol do desenvolvimento mundial da marca, seria necessária uma abordagem uniforme e consistente e que, como tal, todos os mercados deveriam adotar a mesma personagem. Nos EUA, a mudança ocorreu em 1999, quando o personagem passou a chamar-se Nesquik BUNNY. A letra Q do colar azul foi assim substituída por um N e o Quicky passou a vestir uma camisola amarela. Esta mascote chegou a Portugal em 1991.
Entre 1986 e 2008, em Portugal foi criado o Clube Nesquik, o “Verdadeiro Clube das Crianças”, o jornalinho, a operação Quicky responde, a lojinha do Quicky e a grande Promoção Nesquik e horários escolares, que marcaram a infância de muitas crianças.
Em 1986, surgiu o Nesquik pronto para beber (Ready-To-Drink), uma opção de sabor para levar para a escola e beber ao lanche, aumentado o consumo da marca nos anos seguintes.
No ano de 2004, a fórmula do produto foi totalmente reformulada (PLUS) e fortificada com a adição de cálcio, vitamina C e outros minerais essenciais. Com isso, a marca reafirmou o seu compromisso de oferecer uma alimentação saudável e essencial para o desenvolvimento das crianças.
Em 2004, esteve no ar o programa “Missão segurança”, uma série de desenhos animados dedicada à prevenção rodoviária infantil, emitido diariamente antes do Jornal da Noite, na SIC. As estrelas da “Missão Segurança” foram o Brisinha, o Quicky e o Beetle, que representavam as mascotes da Brisa, Nesquik® e Volkswagen, respetivamente. O conceito da “Missão Segurança” assentou na máxima “O bom peão é o bom condutor; o bom condutor é o bom peão”, como forma de promoção da segurança rodoviária.
Além do achocolatado e Nesquik pronto a beber, ao longo dos anos, a marca tem vindo alargar a sua gama de produtos. Em 1993, lançou os Cereais Nesquik, uma combinação de arroz, milho e achocolatado em pó, fabricado em Portugal. Em 1998, lançou as tabletes bombons Nesquik. Em 2001, inovou com as barras de cereais Nesquik. Em 2002, criou o Nesquik líquido. Em 2005, lançou o Nesquik Júnior, o único achocolatado com cereais adaptado a crianças a partir dos 2 anos. E em 2010, voltou a inovar com o Nescafé Dolce Gusto Nesquik, cápsula para ser utilizada nas máquinas de bebidas rápidas para uso doméstico com o sabor do achocolatado.
Em 2014, Nesquik lançou a nova receita Opti-Start que complementa os benefícios do leite adicionando o sabor do Nesquik mas também uma seleção exclusiva de vitaminas e minerais importantes para o corpo e a mente.
Nesquik é uma bebida feita a partir de uma seleção criteriosa de mais de 52 tipos diferentes de grãos de cacau de todo o mundo. Nesquik é rico em Vitamina D, essencial ao desenvolvimento normal dos ossos, em Ferro, fundamental para um normal desenvolvimento cognitivo das crianças, e em Zinco, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário. Além de nutritivo, Nesquik é adequado para uma dieta livre de glúten. Começar o pequeno-almoço com um copo de leite com Nesquik ajuda ainda a satisfazer cerca de 10% das necessidades diária de água, pois cada copo de leite, além dos nutrientes, contém mais de 85% de água.