sardinhasOs deputados, representantes de várias instituições e alguns membros do Governo vão poder degustar preparações com pescado português. Durante a degustação, vai ser feita uma avaliação do sector pela “Fileira do Pescado”.

“Os Portugueses têm uma forte relação com o mar, e o sector das pescas, transformação e comercialização de pescado continua a ser um dos motores de desenvolvimento económico, social e cultural do nosso país. O efeito total no PIB português é superior a 2,5 mil milhões de euros e o sector emprega, direta e indiretamente, cerca de 90.000 pessoas. Em 2013, as exportações portuguesas de produtos de pesca e aquicultura valeram cerca de 810 milhões de euros e superaram, em valor, as exportações de vinho português, crescendo 5% relativamente a 2012” comunica a Fileira do Pescado.

Associações que integram a Fileira do Pescado: ACOPE - Associação dos Comerciantes de Pescado ADAPI - Associação dos Armadores das Pescas Industriais AIB – Associação dos Industriais do Bacalhau ALIF – Associação da Indústria Alimentar pelo Frio ANICP - Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe DOCAPESCA e LOTAÇOR – Serviço de Lotas dos Açores, SA.