Em plena época das castanhas e do vinho novo, a típica taberna da Herdade da Barrosinha, em Alcácer do Sal, convida os habitantes locais, clientes e visitantes a comemorarem o magusto no espaço.
Na taberna da Herdade da Barrosinha, vão ser servidas “castanhas ‘quentes e boas’ e a água-pé, produzida na propriedade com a colheita deste verão, a partir das 16h30, a todos os que visitarem o espaço” refere a administração.
A herdade celebra assim o santo Martinho, um soldado romano que, segundo reza a lenda, terá num dia de muito frio dividido a sua capa em duas para aquecer um mendigo. Nesse instante o frio amainou e o sol apareceu.
Localizada numa zona rural, a dois quilómetros de Alcácer do Sal, a Herdade da Barrosinha tem vários montes alentejanos, duas capelas (Nossa Senhora da Conceição e Senhor dos Chagas), pequenas hortas (dos moradores), adega e a aldeia da Barrosinha, onde ainda residem antigos e atuais funcionários.
A Companhia Agrícola da Barrosinha compreende para além do turismo, atividades agrícolas, florestais e cinegéticas, das quais se destacam a produção de vinho, gado bovino, arroz, cortiça, pinha e caça (coelhos, lebres, javalis, perdizes, galinholas, narcejas e pombos).
A propriedade situa-se à beira do Estuário do Sado, a pouca distância das praias da Comporta.