Nos negócios relacionados com a restauração e preparação de alimentos, o ato de lavar as mãos é obrigatório. Hoje, 15 de Outubro, celebra-se o dia mundial para relembrar a importância do gesto.
A propósito do Dia Mundial de Lavar Mãos, a Unilever confirmou os resultados do seu programa “Ajude uma criança a chegar aos 5”. O programa tem como principal missão trazer proteção, segurança e saúde através do hábito de lavar as mãos com sabonete, com o objetivo de reduzir o número de mortes, abaixo dos cinco anos de idade. Os bons resultados da ação têm permitido à marca prosseguir com a internacionalização do projecto para outras aldeias e comunidades.
Todos os anos, mais de 1,7 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem de diarreia e pneumonia, as duas maiores causas de mortalidade infantil. A simples ação de lavar as mãos com sabão pode prevenir muitas dessas mortes. Em 2008, estes números levaram a Lifebuoy, uma das marcas da Unilever, a assinalar o Dia Mundial de Lavar as Mãos para aumentar a visibilidade deste acto de higiene.
De acordo com Samir Singh, Vice President da Lifebuoy, “temos o maior programa de promoção de higiene a nível mundial, tendo até agora abrangido 183 milhões de pessoas em 16 países, incluindo 8 dos 10 países com os níveis mais elevados de mortalidade infantil. Este ano, lançámos o primeiro programa de voluntariado para consumidores e colaboradores, com o objetivo de estes levarem o programa de lifesaving a mais pessoas, contribuindo fortemente para atingirmos os objetivos do Unilever Sustainable Living Plan (USLP)”.
A força que motiva a marca Lifebuoy é uma visão inspiradora de comunidades com mais higiene, saúde e vitalidade. Para concretizar esta visão, a Lifebuoy tem procurado inovar e fornecer produtos de higiene e saúde a uma grande variedade de consumidores.
Pelo facto de a marca Lifebuoy não existir em Portugal, a Unilever Jerónimo Martins promoveu juntos dos seus colaboradores esta campanha, sensibilizando-os como lavar as mãos e assim prevenir a gripe.