Savel-2014Vila Franca de Xira é, durante o mês de Março, local de passagem obrigatória para os apreciadores de sável. Até dia 31, cerca de 30 restaurantes parceiros da iniciativa confeccionam várias propostas, com destaque para a açorda de ovas com sável frito.

O Tejo sempre foi, e ainda hoje é, fonte de riqueza e subsistência para muitas famílias do concelho de Vila Franca de Xira, que encontraram na faina e nas artes de pesca a sua forma de vida. O sável, que na Primavera escolhe o Rio Tejo para a desova, foi o principal responsável pelas migrações de varinos e avieiros para o município. Actualmente, o mês do Sável é uma das suas maiores atracções turísticas. Os visitantes podem ainda aproveitar para apreciar os vinhos da região e a pastelaria regional nos restantes parceiros da iniciativa, além de pernoitar nos hotéis que se associaram ao festival do Sável, com vários descontos no alojamento.

E já que o rio e o estuário do Tejo estão ali tão perto, nada como um passeio depois do almoço pelo EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves, que também é parceiro da iniciativa, oferecendo o segundo bilhete na compra de um.

Em simultâneo, decorre o “Cartoon Xira”, de 8 de Março a 13 de Abril, no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, uma mostra dos melhores cartoonistas portugueses da actualidade como António, Bandeira, Brito, Carrilho, Cid, Cristina, Gonçalves, Maia e Monteiro. Nesta 15.ª edição o artista convidado é o espanhol Fernando Puig Rosado, detentor de vários prémios internacionais, que assina a exposição paralela “Eureka”.