McCormick Tendências de Sabores 2A McCormick & Company acaba de lançar a edição especial de aniversário das Tendências de Sabores. Numa celebração anual de sabores que unem os povos e as culturas, a McCormick e a Margão revelam, assim, as Tendências de Sabores 2014®: 125º Aniversário.

“Graças à nossa relação histórica e proximidade cultural com o Brasil, é natural que em Portugal os sabores brasileiros tenham especial destaque. Já nem nos apercebemos o quão habitualmente bebemos ou confecionamos caipirinha ou saborearmos uma boa picanha, sabores, estes, tradicionalmente brasileiros. Vamos também desafiar o público português a conhecer os sabores emergentes da goiaba ou da farinha de mandioca” referiu Pedro Gomes, da McCormick Portugal. “Paralelamente, as nossas raízes, que remontam às viagens até à Índia iniciadas no século XV, justificam ainda a nossa preferência pelas especiarias tipicamente indianas, como os cominhos, a canela, as pimentas pretas e brancas e o gengibre, sendo a nossa marca e nome Margão um bom exemplo disso.”

McCormick Tendências de SaboresPara apresentar as Tendências e os Sabores em Destaque em Portugal, a Margão aliou-se à Chef Justa Nobre. “As Tendências de Sabores 2014 desafiaram-me a trazer sabores emergentes do mundo para a minha cozinha tradicionalmente portuguesa. O gengibre dá especial sabor à minha Sopa de Lagosta e utilizei o piripiri em quase todas as receitas que criei para este projecto,” afirma a Chef Justa Nobre. “As especiarias sempre fizeram parte da minha cozinha, para além do sabor que trazem, podem ser utilizadas em detrimento do sal.”


A análise da Margão com a McCormick é desenvolvida anualmente por especialistas de todo o mundo e destaca cinco tendências gastronómicas e cerca de uma dúzia de sabores emergentes que vão influenciar o panorama culinário de 2014. As Tendências de Sabores existem desde 2000 nos EUA e estão em Portugal desde 2009. A Edição Especial Aniversário explora a forma como a interligação cultural dos dias de hoje impacta a nossa adopção de novas tendências e sabores de todo o mundo.

5 Ideias

1. Obsessão pelas Malaguetas: O mundo está à procura dos sabores quentes, descobrindo novas variedades de malaguetas.
2. Masala Moderna: A gastronomia Indiana está finalmente a ter a sua projeção global, libertando-se dos seus espaços tradicionais, e emergindo com novas e actuais interpretações.
3. Culinária Compacta e Inteligente: Comprova que os grandes sabores podem ser oriundos de pequenos espaços, os moradores urbanos mais criativos estão a tirar o melhor partido do que têm disponível.
4. Visita ao Mundo Mexicano: Os sabores mexicanos estão em movimento, com cada vez mais entusiastas a descobrir elementos autênticos desta culinária surpreendente e casual.
5. Encanto pelo Brasil: O Mundo está prestes a colocar todo o seu foco no Brasil, graças à sedutora combinação de influências globais e nativas.

5 Sabores

1. Aji Amarillo: Uma malagueta peruana amarela e forte, com um sabor marcante e frutado.

2. Kashmiri Masala: Uma mistura, tipicamente caseira, de especiarias com origem no Norte da Índia com cominhos, cardamomo, canela, pimenta preta, cravinho e gengibre.

3. Chá: Naturalmente saudável, provando ser mais do que uma bebida, está a encontrar o seu espaço enquanto tempero, marinada e líquido de cozedura.

4. Molho Chamoy: Um ingrediente único Mexicano – feito a partir de alperces, lima, malaguetas e especiarias.

5. Tempero Baiano: Uma mistura tipicamente baiana e que inclui orégãos, salsa, variedades de pimenta e cominhos.


O Sabor de Estarmos Juntos

As Tendências de Sabores 2014: 125º Aniversário da McCormick com a Margão acompanha ainda o lançamento da campanha O Sabor de Estarmos Juntos. A McCormick e a Margão vão convidar os consumidores a partilharem as suas histórias pessoais em torno das relações criadas através do sabor. Por cada história partilhada no website www.flavourtogether.com e respectiva página de Facebook da Margão – Alma e Sabor aos seus Pratos ou em qualquer website ou rede social da McCormick, a Margão e a McCormick irão doar $1, num total de $1.25 milhões de dólares, à United Way, para ajudar a alimentar quem mais necessita.