A gastronomia portuguesa está nas bocas do mundo. Na sequência de um jantar tipicamente português promovido pela APTECE em Moscovo, a revista russa de lifestyle, Condé Nast Traveller, elogia o trabalho de promoção além-fronteiras e a gastronomia portuguesa que define como “saborosíssima e fresquíssima”.
No âmbito do encerramento de restaurantes locais por falta de apoio aos agricultores russos, a publicação acrescenta que “quem age corretamente é Portugal: o país apoia agricultores e gastrónomos. Mais do que isso, leva-os a outros países para dar a conhecer a todo o mundo como é deliciosa a comida em Portugal, como são impecavelmente puros os ingredientes e como é maravilhoso quando se confeciona um jantar com esses ingredientes”.
Do menu apresentado num jantar que contou com a presença da Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, a jornalista que assina a reportagem ressalva “o grande sucesso dos filetes de polvo e o polvo em molho verde” numa ementa que compara a uma digressão lírica, “acompanhada dos melhores vinhos portugueses”. Momento que também “deslumbrou” a jornalista foi a actuação de Dulce Pontes que na publicação é descrita como uma “mulher incrível, tão bela como o seu país”.
Ao longo de mais de três páginas de reportagem, a revista Condé Nast Traveller não poupa elogios a Portugal, à sua gastronomia, aos seus ingredientes, aos seus chefs, à APTECE e à promoção do país no mundo.