Mário Rodrigues, colunista e crítico gastronómico, foi desafiado para criar uma plataforma para abranger as riquezas gastronómicas, vínicas e turísticas das regiões do eixo Atlântico. O desafio foi feito num almoço que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e, por isso, Cristina Felix, directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e promotora do almoço, assim como o jornalista Galego José Manuel Garcia também fazem parte da mesma.
A comissão está a convidar jornalistas de Portugal e da Galiza pertencentes à zona do Eixo Atlântico, chefs de cozinha, enólogos, autarcas e outras personalidades ligadas a entidades académicas e/ou turismo. A plataforma já engloba cerca de 40 nomes do Eixo, reunidos em poucos dias, e que se vão reunir na Escola de Hotelaria de Viana do Castelo, a 3 de Fevereiro, para apresentar o projecto. Este almoço estará já imbuído no espírito Atlântico, pois será confecionado a várias mãos por chefs da Galiza e de Portugal o chef Felício Dantas da Escola de Hotelaria de Viana do Castelo, que fará a coordenação.
O SHEA- Sabores harmonizados do Eixo Atlântico, tem por objectivo em termos latos, realizar um evento anual que faça parte do calendário nacional de ambos os lados da fronteira, realizando-se alternadamente, sendo o primeiro em Viana do Castelo. Outro objetivo são visitas profissionais a realizar ao longo do ano, nas diversas áreas, criando um intercâmbio dinâmico até agora inexistente, ao nível da comunicação social, chefs de cozinha, enólogos, autarquias e outras entidades. A produção de um programa de televisão conjunto está também nos objectivos.