O Município de Barcelos promoveu, nos dias 27 e 28 de junho, a primeira edição do Barcelos Entre Vinhos, iniciativa dedicada à promoção dos Vinhos Verdes produzidos no concelho, da gastronomia regional e da identidade local.
Realizado nas Margens do Cávado, o evento reuniu milhares de visitantes ao longo de dois dias e contou com a participação de produtores de vinho do concelho, especialistas, chefs, famílias, turistas e público em geral.
O programa incluiu provas comentadas, masterclasses, showcookings, conversas temáticas, harmonizações, animação musical e atividades destinadas a diferentes públicos. A iniciativa procurou aproximar produtores e consumidores, dando a conhecer a diversidade dos vinhos produzidos em Barcelos.
Integrado na Região dos Vinhos Verdes, o concelho de Barcelos tem vindo a reforçar a sua presença no setor vitivinícola. Durante o festival, os visitantes tiveram oportunidade de provar vinhos locais e conhecer diferentes propostas associadas à produção do território.
A componente gastronómica teve também destaque, através de showcookings e harmonizações entre os vinhos do concelho e produtos da cozinha minhota. Estes momentos procuraram evidenciar a ligação entre os Vinhos Verdes de Barcelos, os produtos locais e a restauração regional.
“O Festival Entre Vinhos representa um investimento estratégico na afirmação de Barcelos enquanto território de excelência na produção vitivinícola. A forte adesão registada nesta primeira edição demonstra que existe um enorme potencial para fazer crescer este projeto”, afirmou Mário Constantino Lopes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos.
O autarca acrescentou que o município pretende continuar a promover os vinhos locais e criar condições para aumentar o seu reconhecimento. “Queremos que os nossos vinhos sejam cada vez mais conhecidos e reconhecidos, valorizando os produtores locais e criando novas oportunidades para a economia e para o turismo”, referiu.
O Barcelos Entre Vinhos integra uma estratégia mais ampla de valorização do setor vitivinícola, que deverá incluir outras iniciativas ao longo do ano. O objetivo passa por aumentar a notoriedade dos produtores locais, criar novas oportunidades para a economia do concelho e reforçar o posicionamento de Barcelos no enoturismo.