DSC 1244Aveiro foi o palco do Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha durante os dias 27 e 28 de novembro. O CNC, é o único congresso de cozinheiros profissionais em Portugal e acontece anualmente, reunindo profissionais de cozinha de todo o país.


O desafio lançado foi igual para todos os oradores: escolher uma região portuguesa e explorar os seus produtos regionais. Do presunto alentejano ao Terrincho transmontano, foram vários os produtos e técnicas apresentadas nas 22 demonstrações dos chefes que passaram pelo congresso. A tradição de uns de mãos dadas com a contemporaneidade de outros, onde a gastronomia portuguesa mostrou que está viva e em constante evolução.

No primeiro dia estiveram em palco Orlando Esteves, Nuno Santos, António Marques, Rodolfo Tristão, Hélio Loureiro, Vítor Claro, Arnaldo Azevedo, Henrique Sá Pessoa, Albano Lourenço, Patrick Lefeuvre e Benoit Sinthon.

No segundo dia foi a vez de Louis Anjos, Rui Martins e amigos, António Nobre, Nuno Diniz, Renato e Dalila Cunha, Marlene Vieira, Alexandre Silva, Frederic Breitenbucher e o convidado internacional, o leiriense Leandro Carreira do restaurante Viajante em Londres.
Para Leandro Carreira, “foi muito importante marcar presença neste congresso e perceber que os cozinheiros em Portugal estão mais informados e a traçar o seu próprio caminho”. Realçou ainda que o desafio que lhe foi proposto pela organização foi “óptimo para relembrar os produtos portugueses e a riqueza que é o nosso país. Cá existe de tudo!” Citou ainda Luis Baena, ao afirmar que “ Portugal é um gigante adormecido. Quanto mais tempo estou fora de Portugal, mais português me torno e é com orgulho que defendo as nossas raízes e tradições culinárias”.
Para Paulo Amado, director do evento, “Foram mostradas as tendências que marcam actualmente o panorama da cozinha em Portugal. Descomplicar foi a palavra de ordem que melhor descreve os trabalhos apresentados nestes dois dias de encontro, partilha e diálogo, de profissionais para profissionais.”
O Presidente do Turismo da Região do Centro e anfitrião do CNC, Dr. Pedro Machado frisou que “Foi com o maior gosto que acolhemos o Congresso dos Profissionais de Cozinha. É muito importante para nós mostrarmos o potencial da nossa região e reforçar a competitividade de um sector que é estratégico para o turismo nacional.”
O CNC despediu-se este ano e promete voltar em 2014 para a sua 10ª edição para reunir os profissionais de cozinha e revelar o melhor da cozinha nacional.