fabio bernardinoO chef Fábio Bernardino, formador na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e antigo aluno das Escolas de Hotelaria e Turismo, vai representar Portugal numa mostra de gastronomia e design que reúne ao longo de quinze dias alguns nomes da gastronomia mundial, em Curitiba, no Brasil.



Durante a iniciativa Chefs & Design - que decorre até 20 de novembro e une gastronomia, design, moda, arquitetura, arte e decoração com palestras, exposições e show-cooking – Fábio Bernardino vai cozinhar ao vivo, onde dará a conhecer os ingredientes portugueses (particularmente doces e pão), bem como as regiões produtoras.

Também Fernanda Rebelo, chef portuguesa e engenheira alimentar, estará presente no evento, para realizar uma degustação de azeites e pães e uma palestra sobre o trabalho realizado pela Confraria do Pão de Santo António na valorização da arte de fazer pão.

Organizada no âmbito do programa “Prove Portugal”, esta presença contribui para a promoção da gastronomia de excelência do País junto do mercado brasileiro através de uma nova geração de profissionais, à semelhança do que aconteceu ao longo de 2012 e de 2013, no âmbito do Ano de Portugal no Brasil.

O Brasil foi também o primeiro País de internacionalização dos serviços prestados pelas Escolas de Hotelaria e Turismo. Resultado dessa estratégia, alunos de universidades e escolas politécnicas brasileiras vão frequentar nos próximos meses diversas ações de formação nas vertentes do Turismo e Hospitality na rede de Escolas gerida pelo Turismo de Portugal.

Localizada no sul do Brasil, Curitiba é a capital do estado do Paraná e uma das dez cidades mais populosas do país. No ano passado, o Brasil (sexto mercado emissor mais importante) gerou mais de um milhão de dormidas em Portugal (+12,2% que em 2011) e 400 milhões de euros em receitas turísticas.

O Turismo de Portugal gere doze escolas de hotelaria e turismo de norte a sul do País e duas em regime de protocolo com as autarquias de Fundão e Mirandela, onde estudam mais de 3.000 alunos por ano.