O chef Gil Fernandes, responsável pelo restaurante Fortaleza do Guincho (Cascais) desde 2018, foi homenageado como Chef Revelação nos Prémios Mesa Marcada.

Gil Fernandes trabalhou com chefs com três estrelas Michelin antes de chegar ao Guincho: o chef Johnny Bower na Holanda, Martin Berasategui no Lasarte ou Rasmus Kofoed no Geranium, na galeria dos Melhores Restaurantes do Mundo, dos 50th Best. No seu regresso a Portugal, integrou a equipa do chef Hans Neuner, com duas estrelas Michelin, no Ocean ( Vila Vita Parc).

Na cerimónia, Gil Fernandes partilhou o prémio com a sua equipa e com todos os que trabalham com ele, e reconheceu a Fortaleza do Guincho, dirigido por Petra Sauer desde 2004, com “uma grande escola da gastronomia portuguesa”, de onde têm saído ao longo dos anos, aqueles que são hoje alguns dos melhores chefs nacionais.

Fortaleza do Guincho Equipa

“Este prémio é o reconhecimento de muitos anos de esforço, dedicação, fé, foco e de acreditar em algo que nos transcende. Mas acima é o resultado de trabalho, trabalho, trabalho… não só meu, mas de toda a minha equipa e de todos aqueles que vestem esta camisola. Agradeço-lhes, de coração, a sua entrega incondicional. Juntos, continuaremos este caminho incrível pela vanguarda gastronómica”, disse, emocionado.

Os Prémios Mesa Marcada, promovidos pelo blog homónimo de Miguel Pires e Duarte Calvão, distinguem anualmente os maiores protagonistas da gastronomia nacional, em várias áreas e categorias desde 2008.

Até meados de março, a Fortaleza do Guincho está encerrada para um refresh dos quartos e o restaurante, bar e áreas comuns vão ser totalmente renovados. O regresso promete uma Fortaleza mais aberta e luminosa, e um novo menu a dar as boas-vindas à Primavera.