Mais de 3400 alunos do pré-escolar e primeiro ciclo foram desafiados a decorar uma abóbora Butternut e depois a cozinhá-la.

Quem lançou o desafio foi a Love Butternut, para valorizar o vegetal, impulsionar o seu consumo e combater o desperdício alimentar.

Entre os dias 17 e 24 de outubro, os milhares de crianças inscritas, de cerca 45 escolas diferentes, vão pintar e decorar abóboras portuguesas nas salas de aula, juntamente com os seus professores, sendo depois desafiadas a utilizar a mesma abóbora para confecionar uma receita de biscoitos assustadores.

As variedades da família butternut são as mais indicadas para pintar e comer devido ao tipo de pele, que é dura e impermeável, o que permite que as crianças a decorem, com qualquer tipo de material, sem que a sua polpa seja contaminada.

butternut Diana Alves Santos2Decorada por Diana Alves Santos

Em simultâneo, e a partir de casa, os mais pequenos também podem participar neste desafio com a ajuda dos pais. Até ao dia 6 de novembro, as abóboras butternut, produzidas em território nacional, vão estar à venda nos principais hipermercados e supermercados com uma etiqueta especial que desafia os consumidores a participar no concurso “A abóbora mais terrorífica”. Basta ler o QR Code e enviar uma fotografia da abóbora decorada da forma mais assustadora possível.

No fim, todas as abóboras vão a concurso e a que conseguir aterrorizar o júri ganha quatro bilhetes para a Isla Mágica. O grande vencedor é anunciado no dia 9 de novembro.

No próprio dia 31 de outubro, no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, vai haver também um concurso direcionado para as escolas do concelho. A mais assustadora será eleita pelo júri como a grande vencedora e o aluno que a decorou será premiado com um vale de oferta para a experiência Dormindo com Tubarões no Oceanário de Lisboa. No festival haverá também um showcooking de biscoitos terroríficos, com Rodrigo Castelo e Mimi Castelo, destinado a todos os participantes.

A Love Butternut é uma associação que une produtores de abóbora portugueses e espanhóis e tem como missão promover o consumo deste vegetal, as suas propriedades para a saúde e a sua versatilidade na cozinha. Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, logo atrás de Espanha e França. O volume de produção é de 60 mil toneladas e 90% da abóbora Butternut é destinada à exportação.