O Festival Internacional do Chocolate e do Cacau regressa a 19 de outubro, para animar o WOW, em Vila Nova de Gaia, até ao dia 22 de outubro.

O Chocolat Festival Portugal reúne degustações, mercado, espaço infantil, showcookings, palestras, workshops e concertos. A entrada é livre.

Esculturas de chocolate ao vivo, degustação, uma Chocoland para miúdos e espaços para discutir temas como harmonização com vinho ou café e modelos agroflorestais de cacau, são algumas das propostas do Chocolat Festival Portugal.

Nesta edição, serão 15 showcookings, 11 workshops, além de 10 painéis no Fórum Internacional do Chocolate e Cacau. Todas as ações serão comandadas por grandes especialistas de países como Portugal, Brasil, França, Bélgica, Dinamarca, Reino Unido, Venezuela e Costa Rica, entre outros.

«É um orgulho receber o Chocolat Festival no WOW. Estou seguro de que o nosso Museu do Chocolate é um dos melhores do mundo, independente e com um enorme rigor académico em toda a informação», sublinha Pedro Araújo, criador do Museu do Chocolate no WOW e da marca Vinte Vinte, e também copromotor do festival.

Pedro Araújo e Marco Lessa organizadores do Chocolat Festival Portugal 002Pedro Araújo e Marco Lessa, organizadores do Chocolat Festival Portugal

«Realizar o Chocolat Festival na Europa tem um propósito bem definido: criar a conexão direta entre todos os elos da cadeia produtiva do chocolate de origem ao consumidor final. O festival fortalece a cultura e o trabalho por trás do 'fruto de ouro' ou 'alimento dos deuses', como o cacau também é conhecido, expandindo o conhecimento sobre as delícias derivadas do cacau e promovendo as marcas de origem, as pequenas indústrias, o agronegócio, o turismo, os benefícios para saúde e a gastronomia», acrescenta Marco Lessa, criador do Chocolat Festival, que vai já na sua 33ª edição.

Para participar na programação do Chocolat Festival Portugal, vêm vários profissionais e especialistas do mundo do chocolate até Gaia. Entre eles, podemos destacar Chloé Doutre Roussel (França), reputada consultora de várias marcas bean-to-bar, jurada nos importantes Academy of Chocolate Awards, no Northwest Chocolate Festival, e membro do Conselho Consultivo da Fine Chocolate Industry Association (FCIA). Spencer Hyman (Reino Unido), fundador da Cocoa Runners e grande promotor do chocolate bean-to-bar no continente europeu, é uma presença repetida no festival. Mikkel Friis-Holm (Dinamarca) é um dos mais antigos e dos mais conceituados chocolateiros bean-to-bar. É uma figura incontornável da arte de fazer chocolate e dá o nome à sua marca: Friis Holm. María Jiménez (Costa Rica) trabalha com uma das mais antigas distribuidoras de cacau fino da Europa – a Daarnhauwer & Co. Além disso, é especialista em análise sensorial do cacau e membro do ilustre painel da Fine and Flavour da International Cocoa Organization (ICCO). Estes são apenas alguns dos nomes que vão marcar presença no festival, participando em workshops e debatendo os mais determinantes temas.

No centro das conversas e discussões deste ano estará a temática “A definição de terroir e o sentimento de pertença”. O terroir é o elemento fundamental que une o cacau, o vinho do Porto e também o café. É, por isso, que nesta edição se junta também a prata da casa. Paulo Pinto, Paulo Russel-Pinto, Certified Port Educator e membro da Câmara de Provadores do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, e David Guimarães, Masterblender da Taylor’s, Fonseca e Croft.

Vão ainda marcar presença as Associações Bean to Bar de Espanha, de França, do Brasil e do Japão. Este ano, outra coisa novidade é emissão ao vivo de todas as palestras do Fórum Internacional do Chocolate e Cacau e de todos os showcookings, de forma a reforçar o posicionamento internacional do festival.

Showcookings gratuitos e feira de chocolate

 Nos showcokings vão marcar presença nomes como Iván Pascual (Espanha), chefe pasteleiro campeão do mundo nos World Chocolate Masters 2018; Francisco Siopa (Portugal), chefe executivo de pastelaria do Penha Longa Resort, da rede Ritz-Carlton; e a ainda Ricardo Costa (Portugal), chefe executivo dos restaurantes do The Yeatman Hotel.

Chocolat Festival Portugal Mercado 9 002

Na feira de chocolate, este ano o Chocolat Festival Portugal vai reunir as seguintes marcas: Amuzi Distillery, Be Glad, Feitoria do Cacao, MySugar, Selmi Portugal e Vinte Vinte, de Portugal; Abelha Cacau, Baianí Chocolates, Cacau do Brasil, Chocolate Moro, De Mendes, Estilo África, Kaitxo, Leyenda, Mestiço Chocolate, Natucoa, Kankel, de Espanha; Cacauway, ChOr, Da Cruz Chocolates, Melinda e Samborá, Miroh!, Terruá Tuerê e Yrerê, do Brasil; Chocolarder, Tosier, Firetree Chocolate e Cocoa Runners, do Reino Unido; Karuna Chocolate e Packint, de Itália; FJAAK Chocolates, da Noruega; Neary Nógs, da Irlanda; Manoa Chocolate, do Hawai; Qantu Chocolate, do Canadá; Hasnaa, de França; Cocoa Town, dos EUA; Daarnhouwer, da Holanda; e Consulado do Equador.

A programação completa do festival está disponível aqui: https://chocolatportugal.pt/pt/programa-2023/